terça-feira, 16 de novembro de 2010

A relação da dita “Pastoral do Batismo” e a catequese

Pe Márcio Roberto

Em várias paróquias encontramos a dita “pastoral do batismo” que, apesar de ser uma preparação catequética, atua independente dessa. Faz mister recordar que o batismo faz parte dos Sacramentos da Iniciação. Por isso, a preparação de pais e padrinhos para o batismo deve ser feito de tal modo, que os mesmos percebam a ligação desse com os demais sacramentos e a importância de valorizá-lo, tanto no seu significado, bem como na sua liturgia.

Continue lendo aqui.

1 comentários:

PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - LEVADA disse...

Bom dia!
Gostaria de saber se há uma diretriz para a Catequese de pais e padrinhos e, se não houver, ficaria honrado em receber orientação ou indicação de leitura para tal.
Gostaria de sugerir um fórum ou pesquisa para saber como está sendo realizada a Catequese de pais e padrinhos nas paróquias.
Trabalho na Catequese e por vezes os desencontros do que se diz, que pode numa paróquia e noutra não, tem me deixado triste.
Não sei se exagero com o rigor, mas sou catequista sem interesse em proselitismo e fico irritado quando se diz que "é tanta regra que é melhor batizar nos 'crentes'". Pois bem, digo eu: vá! Não trato a Casa do Senhor, a Sua Igreja, como uma meretriz ou mercenária. Não! A Igreja de Cristo é para os convidados, mas não para os que querem por "força de expressão".
As exigências para que os padrinhos tenham contraído o Matrimônio, que não sejam protestantes devem ser mais observado. Sob minha tutela, a Catequese nas quartas-feiras à noite, na Matriz das Graças - Levada, não há excessão. Porém, ficarei mais feliz quando a CAC nos convidar, os catequistas de pais e padrinhos, e nos ensinar o rigor e Graça pela Catequese Batismal.

Em Cristo,

Eudes Inacio, sJpVM
servo de Jesus pela Virgem Maria.

Postar um comentário