sábado, 6 de novembro de 2010

Coordenação participa de lançamento de livro


A equipe de coordenação de Catequese participou nesta sexta-feira (05), na sala de audio visual do Colégio Marista de Maceió do lançamento de um livro sobre catequese em parceria com as Paulinas e a CNBB.

O livro intitulado, “Catequese na Escola Católica”, foi projetado pelos Irmãos Maristas e seus colaboradores. O lançamento foi realizado através de videoconferência, em mais de 7 cidades, entre elas Fortaleza, Recife, Belém, João Pessoa, Natal, Salvador e Maceió. Dom Eugênio Rixen, bispo responsável pela Pastoral Catequética da CNBB, fez a apresentação de Brasília, conectado com os outros Colégios Maristas.


O livro foi inspirado no pensamento de São Marcelino Champagnat. Dom Eugênio destacou a paróquia como local privilegiado da catequese, mas refletiu também que as escolas católicas por desenvolverem primeiramente uma educação religiosa, são também um local importante para a evangelização e catequese, sugerindo que os colégios católicos busquem organizar, em horários e dias alternativos, a catequese.

A centralidade da Palavra de Deus foi um dos pontos chaves para a catequese renovada nas escolas. A abordagem do livro sobre a catequese nas escolas católicas surgiu em boa hora e é um tema polêmico, pois todos os documentos eclesiais sobre catequese enfatizam a paróquia como o lugar por excelência da catequese.


Tanto que na conferência se refletia que as escolas não podem e nem devem tirar as crianças da experiência comunitária paroquial, ao contrário, devem motivá-las a serem mais presentes e engajadas, juntamente com suas famílias. A atual polêmica está em algumas famílias que se limitam a confiar seus filhos a algumas escolas que dão a catequese como se fosse uma aula de religião ou vice-versa, limitando a catequese a recreio ou teoria, justamente a catequese que deve ser experiência com a pessoa de Jesus Cristo e na realidade eclesial da paróquia, onde mora os alunos dos referidos colégios.

Para a Coordenação Arquidiocesana de Catequese será um instrumento eficaz para preparar o primeiro subsídio catequético.

0 comentários:

Postar um comentário