quinta-feira, 19 de julho de 2012

Assessora da CNBB explica o que é a Animação Bíblica da Pastoral


Após a Publicação da Exortação Apostólica Verbum Domini, a Comissão Episcopla para Animação Bíblico-Catequética realizou em 2011 em Brasília o I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral. Após um ano, a assessora da CNBB, Maria Cecília Rover, esteve em Maceió para participar do I Congresso Provincial para Animação Bíblica da Pastoral. Ela é fromada em Teologia, Serviço Social e Mestrado em Ciências da Religião na área Bíblica. 
É a primeira vez que vem a Maceió? Qual o motivo de sua viagem aos estados que compõem o NE 2?
Esta é segunda vez que venho a Maceió. A primeira vez foi uns 15 anos atrás, quando vim passar umas férias aqui juntamente com uma família de amigos.. Desta vez o motivo é outro: assessorar, juntamente com Pe. Elison, um Congresso Provincial de Animação Bíblica da Pastoral que aconteceu em Maceió e participar, igualmente como assessora, do ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DIOCESANOS DO REGIONAL DO NORDESTE 2.
Há quanto tempo faz parte da Comissão Episcopal para ABP?
Participo da Comissão episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética desde abril de 2009.
O que representa a realização do I Congresso Provincial de ABP, para a Comissão Episcopal?
A realização deste I Congresso provincial bem como de tantos outros congressos, simpósios, encontros de estudo e reflexão sobre a Animação Bíblica da pastoral são os desdobramentos do I CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL que realizamos em outubro de 2011, em Goiânia-GO. Para a comissão, representa a certeza de que a semente lançada naquele Congresso, que foi uma resposta aos apelos da Igreja para que nossa “pastoral Bíblica” se transforme em Animação Bíblica de toda Pastoral , está produzindo seus frutos e realizando seus objetivos. Dar à Palavra de Deus o lugar que lhe é devido, ou seja, a centralidade na vida e na missão da Igreja é o objetivo desta percepção da Igreja nos tempos atuais.
Quais eram suas expectativas antes da realização do Congresso? E quais as experiências que levará?
Esperava uma resposta positiva de catequistas e demais representantes de pastorais e movimentos quanto à participação. E isso houve. Foram mais de 200 participantes. Muito importantes foram as conversas nos intervalos das palestras e as trocas de experiências e de vida que foram acontecendo. Um bom termômetro para se avaliar um acontecimento como esse é como os participantes saem do encontro. E o povo estava bem animado e agradecendo bastante a chance de ter participado.
Como vê o trabalho pastoral desempenhado por Pe. Elison Silva na CNBB?
Pe. Elison é uma presença muito significativa, tanto em nossas reuniões do GREBICAT (Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética) quanto nas reuniões dos coordenadores regionais. As experiências vividas aqui no regional nordeste 2 são partilhadas e as trocas são muito enriquecedoras para a Comissão Bíblico-catequética nacional.
E quanto a Paróquia Nossa Senhora das Dores, como lhe acolheu?
A acolhida na Paróquia e no regional foi muito calorosa. A reunião na casa Paroquial foi um gesto bem fraterno de acolhida e de um grupo que se colocou à disposição para que eu me inteirasse mais e mais da vida e da catequese deste regional. Muito obrigada!
Que recordações levará de Maceió e de seu povo?
Que Maceió além das muitas belezas naturais, possui  muito mais belezas humanas; muita gente dedicada ao serviço de evangelização; gente que sabe unir  evangelização com a festa,alegria, celebração.
Já tem previsão de retorno a nossa bela Maceió?
Há uma proposta de Capacitação de jovens para a leitura orante, através do Projeto Lectionautas. Se confirmada, será em novembro!
Fonte: Pascom/ Paróquia Nossa Senhora das Dores

0 comentários:

Postar um comentário