sábado, 7 de julho de 2012

Arquidiocese de Maceió sedia I Encontro Provincial da Animação Bíblica da Pastoral

Nesta sábado (07) o Teatro do Colégio Marista em Maceió esteve lotado com a presença de leigos, padres, seminaristas e religiosas no I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral. O evento sediado na Arquidiocese de Maceió foi organizado pela Província Eclesiástica de Alagoas de Animação Bíblico-Catequética.

Na oração inicial, os participantes foram convidados a celebrar a Palavra de Deus na vida da Igreja. Com símbolos, os catequistas foram chamados a ser luz e flores para o mundo. Em seguida, representantes das esferas diocesanas e regional das Comissões para Animação Bíblico-Catequética (ABC) formaram a mesa de abertura e as boas vindas da Arquidiocese de Maceió ficaram com o coordenador Padre Márcio Roberto. Representando o Arcebispo de Maceió esteve o Vigário Geral, Monsenhor José Augusto.

Com o tema Caminhada da Palavra, do Vaticano II aos nossos dias, a assessora Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para assuntos da Catequese, Maria Cecília Rover, deu início aos trabalhos. "A  Bíblia sempre foi o centro do trabalho pastoral da Igreja. E esse assunto ainda dói na cabeça de algumas pessoas", brincou. Ele percorreu todos os documentos, declarações dos Papas e outros textos, refazendo uma trajetória das muitas reflexões feitas da Palavra de Deus.

Durante a manhã, o congresso foi transmitido ao vivo no Programa Discípulos e Missionários da Rádio Milênio, filiada a Rede Milícia SAT.

Durante a tarde a programação seguiu com a palestra "Uma nova compreensão da Pastoral num mundo em mudança", ministrada pelo Coordenador da ABC do Regional Nordeste II, Padre Elison Silva. "A Sociedade e as coisas do mundo passam, se acabam, são substituídas, mas a Palavra é eterna", lembrou aos presentes.

A assessora da CNBB volto ao plenário falando sobre "Animação Bíblica da Pastoral: O que é e como ocorre". Rover detalhou o momento que a Igreja vive e em seguida realizou uma leitura orante com todo o grupo.

No fim, foi realizada a celebração da Santa Missa e a noite terminou com a apresentação do Coro "Águas que cantam" da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal).


  

0 comentários:

Postar um comentário