segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A arte de contar histórias na Catequese

Malanne de Barros Barbosa
catequista e graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Contar histórias, ao contrário do que muitos pensam, não é unicamente um dom, mas também é uma habilidade que se adquire com técnica e prática:
* Leia - mesmo se a história estiver escrita em outro lugar, leia-a na Bíblia, pois ela é o melhor referencial;
* Encontre o alvo – o que você quer ensinar através desta história?
* Nunca decore ou leia a história para as crianças;
* Para facilitar na ora de contar a história o catequista pode fazer um esboço da história antecipadamente;
* O esboço deve conter frases curtas e objetivas;
* Se eventualmente o professor se perdeu, poderá consultar o esboço.

PARTES DE UMA HISTÓRIA
1) INTRODUÇÃO: aqui você irá prender o interesse das crianças. Pode ser com uma pergunta; um objeto, uma figura, ou uma palavra apresentada de uma maneira diferente.
2) DESENVOLVIMENTO: é o corpo da história, de como os fatos se desenrolam,
3) CLIMÁX: é o ponto mais interessante da história. É possível que depois deste ponto a atenção das crianças diminua. Neste momento você pára e faz com que as crianças entrem no clima da história.
4) CONCLUSÃO: é onde se fala da solução do problema da história, deve ser breve e pode aproveitar esta parte para fazer o apelo à oração.
* Fale a linguagem das crianças;
* Use a imaginação. (Não é porque não está na bíblia que não aconteceu)
* Se esquecer de mencionar algo, não volte atrás;
* Na sua história deve ter:
* Diálogos, efeitos sonoros, ações e gestos com as mãos;
* Pausa e entonação na voz;
* Expressão facial;
* O tempo da história não deve passar de 15 á 20 minutos, salvo exceção;
* Você pode contar a história de um ponto de vista de um personagem;
* Se ainda não tem prática, se retire para um lugar á parte e treine a sua história antes de contá-la;

1 comentários:

Leticia Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário