segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Catequese com Leitura Orante da Bíblia - Parte 2

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pe Elison Silva participa de reunião do Grupo de Reflexão Catequética da CNBB

Nesta semana, o Pe Elison Silva está participando, como novo membro, da reunião de planejamento do Primeiro Semestre de 2012 do Grupo de Reflexão Catequética (GRECAT). Grupo criado em 1984, está reunido na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).
O encontro tem como tema principal o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e a preparação do plano quadrienal. Além do Ano da Fé (proclamado pelo Papa Bento XVI - no próximo ano); estudo do tema do mês da Bíblia 2012; avaliação do I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral e encaminhamentos decorrentes do Congresso; sugestões para o próximo Sínodo. 


Com informações Catequese CNBB.


sábado, 12 de novembro de 2011

Coordenação de Catequese participa da XIII Assembleia Arquidiocesana


Nesta sexta-feira (11) e neste sábado (12) aconteceu na Casa do Pobre no bairro do Vergel do Lago e Maceió a 13° Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O tema deste ano foi “Caridade: Alma da Missão” e Lema “Os pobres são nossos mestres e senhores”.

Durante os dois dias foram discutidos os trabalhos sociais realizados na Igreja Particular de Maceió e como melhorar o engajamento de outras pastorais nesse tipo de atividade.“A caridade faz parte da missão originária da Igreja”, ressaltou padre Celso Alípio.
 
Um momento importante que contou com a participação de todos foi identificado como “Agir”. Papéis em branco foram distribuídos e em cada um, o participante deveria colocar três prioridades na ação da Arquidiocese em 2012. “Neste conjunto temos a Pastoral Social, educação e saúde, formação dos missionários, juventude, enfim, todos são convidados a colocar a sua opinião e suas perspectivas para o próximo ano”, ressaltou irmã Odette do Sagrado Coração de Jesus.

O evento foi encerrado com a celebração da missa, presidida por D. Antonio Muniz. O Arcebispo destacou o trabalho social da Igreja Particular e agradeceu a colaboração de todos. “Precisamos andar com as nossas próprias pernas, por isso precisamos da ajuda de todos com colaborações e trabalho voluntário” e continuou: “ Deixo aqui registrado o meu agradecimento a todos que são como pequenos tijolos nessa imensa obra que realizamos”, disse.

A Comissão para Animação Bíblico - Catequética estava representada por seus dois coordenadores Pe Márcio Roberto e Pe Elison Silva, além da secretaria Marta Maria. No momento dos avisos, Pe Elison explicou sobre a nova turma do Instituto de Formação Bíblico - Catequético (IFABIC) e convidou a todos para acessarem o blog da comissão.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

4° Muticom: momento de reflexão para um novo método de Catequese

Maceió sediou durante os dias 28,29 e 30 de outubro o 4° Mutirão de Comunicação (Muticom) do Regional Nordeste II. Com o tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”, o evento promoveu o diálogo entre fé e cultura. Nos debates e oficinas realizadas a Catequese foi um dos temas em destaque.

Na palestra de abertura, a religiosa Joana Puntel, pós-doutora em Comunicação abordou a atual sociedade da tecnologia. “Um novo homem emergiu no ceio da contemporaneidade. Um ser que está conectado em tudo e em todos”, destacou. Durante a conferência, ela envolveu a Catequese em alguns questionamentos: “Diante desta nova sociedade, quem método usar para anunciar Jesus Cristo na Catequese, por exemplo?”.

No segundo dia de Muticom o mesmo tema foi abordado na oficina de Catequese Digital. Entre os participantes, havia catequistas, membros de Pastorais da Comunicação e de outros grupos da Igreja. E a perguntar  questionada pela Irmã Joana Puntel se repetiu entre todos. Vejamos.

O conteúdo da Catequese é único: Jesus Cristo e o seu segmento. Essa afirmativa é inquestionável. A  transmissão é que mudará diante deste “novo homem” citado pela Irmã Joana. Jesus usou a fala, Paulo o papel e nós, as novas tecnologias.

Quando falamos em Redes Sociais estamos falando de um grupo muito vasto, são os Blogs, Facebook, Orkut, Twitter, Youtube, enfim, plataformas conhecidas da juventude. O desafio está não na utilização desses meios, mas como gerar conteúdo e manter a identidade cristã neles.

A Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB pretende começar um estudo juntamente com a Comissão de Animação Bíblico-Catequética para refletir essas novas mídias e como usá-las para o trabalho pastoral de evangelização.



Marcos Filipe Sousa

domingo, 6 de novembro de 2011

Bento XVI: Dia de Todos os Santos motiva os católicos a serem como Deus

Durante a oração do Ângelus na Solenidade de Todos os Santos, na última quarta-feira (2) o papa Bento XVI assinalou que este dia constitui uma ocasião de ânimo para que todos os católicos sejam santos como Deus é Santo.

"É o amor do Pai que nos chama a sermos filhos Dele, entrega o seu próprio Filho para nos redimir com seu sangue purificador. Por isso nos proclama benditos mesmo quando sofremos tribulações, porque Nele está nossa esperança”, disse o Papa.

"Respondamos com generosidade e coerência a esse dom, que foi derramado em nossos corações, sendo santos como Deus é Santo, para que também em nós se manifeste sua glória", completou Bento XVI.

Bento XVI disse ainda que a santidade é a vocação originária de cada batizado. “Cristo, de fato, que com o Pai e com o Espírito é o todo Santo, amou a Igreja como sua esposa e se deu a si mesmo por ela, a fim de santificá-la".

“Por esta razão todos os membros do Povo de Deus estão chamados a ser santos, e segundo a afirmação do apóstolo Paulo, ‘A vontade de Deus é que sejam Santos’.

Portanto, estamos convidados a olhar a Igreja não em seu aspecto temporário e humano, marcado pela fragilidade, mas sim como Cristo a quis, isto é ‘comunhão dos Santos’", finalizou o Papa. 

Fonte: A12

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje é dia de São Carlos Borromeu. Padroeiro da Catequese

Carlos, o segundo filho de Gilberto, nasceu em 2 de outubro de 1538. Menino ainda, revelou ótimo talento e uma inteligência rara. Ao lado destas qualidades, manifestou forte inclinação para a vida religiosa, pela piedade e o temor a Deus. Ainda criança, era seu prazer construir altares minúsculos, diante dos quais, em presença dos irmãos e companheiros de idade, imitava as funções sacerdotais que tinha observado na Igreja. O amor à oração e o aborrecimento aos divertimentos profanos, eram sinais mais positivos da vocação sacerdotal.


O ano de 1562 veio a Carlos com a graça do sacerdócio. No silêncio da meditação, lançou Carlos planos grandiosos para a reorganização da Igreja Católica. Estes todos se concentraram na ideia de concluir o Concílio de Trento. De fato, era o que a Igreja mais necessitava, como base e fundamento da renovação e consolidação da vida religiosa. Carlos, sem cessar, chamava a atenção do seu tio (que era Cardeal e foi eleito Papa, com o nome de Pio IV) para esta necessidade, reclamada por todos os amigos da Igreja. De fato, o Concílio se realizou, e Carlos quis ser o primeiro a executar as ordens da nova lei, ainda que por esta obediência tivesse de deixar sua posição para ocupar outra inferior.

Carlos sabia muito bem que a caridade abre os corações também à religião. Por isto foi que grande parte de sua receita pertencia aos pobres, reservando ele para si só o indispensável. Heranças ou rendimentos que lhe vinham dos bens de família, distribuía-os entre os desvalidos. Tudo isto não aguenta comparação com as obras de caridade que o Arcebispo praticou, quando em 1569-1570, a fome e uma epidemia, semelhante à peste, invadiram a cidade de Milão. Não tendo mais o que dar, pedia ele próprio esmolas para os pobres e abria assim fontes de auxílio, que teriam ficado fechadas.

Quando, porém, em 1576, a cidade foi atingida pela peste, e o povo abandonado pelos poderes públicos, visto que ninguém se compadecia do povo, ainda procurava os pobres doentes dos quais ninguém lembrava, consolava-os e dava-lhes os santos sacramentos. Tendo-se esgotado todas as fontes de recurso, Carlos lançou mão de tudo o que possuía, para amenizar a triste sorte dos doentes. Mais de cem sacerdotes tinham pago com a vida, na sua dedicação e serviço aos doentes. Deus conservava a vida do Arcebispo, e este se aproveitou da ocasião para dizer duras verdades aos ímpios e ricos esquecidos de Deus.

Gregório XIII, não só rejeitou as acusações infundados feitas ao Arcebispo, mas ainda recebeu Carlos Borromeu em Roma, com as mais altas distinções. Em resposta a este gesto do Papa, o governador de Milão, organizou no primeiro domingo da Quaresma de 1579, um indigno préstito carnavalesco pelas ruas de Milão, precisamente à hora da missa celebrada pelo Arcebispo. O mesmo governador, que tanta guerra ao Prelado movera, e tantas hostilidades contra São Carlos estimulara, no leito de morte reconheceu o erro e teve o consolo da assistência do santo Bispo na hora da agonia. Seu sucessor, Carlos de Aragão, duque de Terra Nova, viveu sempre em paz com a autoridade eclesiástica. O Arcebispo gozou deste período só dois anos.

Quando em outubro de 1584, como era de costume, se retirara para fazer os exercícios espirituais, teve fortes acessos de febre, aos quais não deu importância e dizia: “Um bom pastor de almas, deve saber suportar três febres, antes de se meter na cama”. Os acessos renovaram-se e consumiram as forças do Arcebispo. Ao receber os santos sacramentos, expirou aos 03 de novembro de 1584. Suas últimas palavras foram: “Eis Senhor, eu venho, vou já”. São Carlos Borromeu tinha alcançado a idade de 46 anos.

O Papa Paulo V, canonizou-o em 1610 e fixou-lhe a festa para o dia 04 de novembro.

São Carlos Borromeu, rogai por nós !

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Catequese com Leitura Orante da Bíblia - Parte 1