segunda-feira, 14 de março de 2011

A Campanha da Fraternidade 2011 e a Catequese

Marcos Filipe Sousa

Como todos aos anos, a Igreja do Brasil deu início na quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade. Com o tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), a CNBB propõe que todas as pessoas olhem para a natureza e percebam como a ação do homem está contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, ameaçando a vida no planeta.

Sendo assim, este é um momento propício para vivenciar as práticas quaresmais – jejum, oração, escuta da Palavra e a caridade – assumindo o compromisso de colaborar para a Salvação do Planeta. Mas como refletir este tema nos nossos encontros de Catequese?

Para isso é importante que o catequista esteja em sintonia com o assunto. E entre os vários subsídios elaborados pela CNBB temos o Texto – Base. Divido na metodologia do Ver – Julgar e Agir, ele traz a temática das mudanças ocorridas no planeta, os avanços nas discussões mundiais, além de um mergulho bíblico sobre o tema do cuidado com a natureza. Por fim, apresenta sugestões de como melhorar e contribuir para o bem estar da Terra. É importante que equipes de Catequese das paróquias tenham contato com este livro para aprofundar o tema, debater e elaborar seus encontros.

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB também formulou um pequeno livro com quatro sugestões de reflexões para os encontros na Catequese, este se chama: Encontros Catequéticos com Crianças de Adolescentes. Os estudos foram construídos utilizando dinâmicas criativas, imagens sugestivas, capazes de desenvolver a criatividade e despertar a curiosidade, e atividades que podem ser construídas pelos catequizandos com a finalidade de despertar a consciência ambiental em defesa da Vida no Planeta.

Para os grupos de Crisma também existe o Jovens na CF. Este traz uma dinâmica de encontro própria para Jovens e Adultos. Ao todo são quatro momentos que trazem a preocupação, o valor e a importância de uma Igreja missionária comprometida com o planeta. Em todas as reflexões existe o aprofundamento do tema, a Iluminação com a Palavra, além de trabalhos em grupos, músicas, informações extras e outras fontes de pesquisas.

Deste modo, os catequistas devem se juntar em grupos e elaborar da melhor forma seus encontros de Catequese para este período da Campanha da Fraternidade.

Que neste tempo quaresmal os nossos catequizandos aprendam a cuidar do espaço criado por Deus, com tanto carinho, para seus filhos e filhas. Mantendo a harmonia da vida no planeta, na esperança da vinda do Ressuscitado. Pois “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19).

0 comentários:

Postar um comentário