terça-feira, 29 de março de 2011

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética parabeniza a Coordenação Arquidiocesana de Catequese de Maceió


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética Dom Eugênio Rixen, parabenizou a Coordenação Arquidiocesana de Catequese de Maceió pela Criação do Instituto de Formação Arquidiocesano Bíblico Catequético em Maceió, e incentiva todos os (as) catequistas para participarem desta Escola oferecida pela Arquidiocese.

Veja abaixo carta na integra.

Para ver em tamanho maior clik na carta.

DESPEDINDO-SE DE SÃO PAULO

O último dia na cidade de São Paulo foi mais para despedidas. Pela manhã iniciamos com a celebração eucarística. Para o momento do AGIR, contamos com a competente contribuição de Antonio Carlos Munhoz (TUCA), que nos apresentou as políticas públicas para as pessoas com deficiência. Logo após tivemos um testemunho de Carlinhos e família e Thais Ruafatto apresentando o projeto Diocesano de Catequese Inclusiva.

Foi realizado um trabalho em grupos com as questões:
Nacional – O que sugerem para criação de um banco de dados e biblioteca de materiais de catequese junto a pessoa com deficiência.

Regional – O que sugerem para melhorar a articulação entre os regionais
Diocesano – O que fazer para sensibilizar os presbíteros, as lideranças, as pastorais, os movimentos para a INCLUSÃO da pessoa com deficiência na Igreja e sociedade.

Encerrando os trabalhos do Seminário foi lida a Mensagem final.
A caminhada continua, o entusiasmo e a alegria foram à marca deste 5º Seminário de Catequese junto a Pessoa com Deficiência.
Nossos agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra participaram,
A Dom Eugênio aos membros da Equipe Executiva e aos voluntários que colaboram para a realização deste evento.
A todos, solicitamos que não guardem em seus corações tudo que apreenderam nestes dois dias, mas que multipliquem e sejam os reprodutores desta boa notícia.

A os catequistas surdos, aos catequistas com alguma deficiência. Não desistam diante de falhas, erros e dificuldades.
Não tenham medo, afirmou o anjo ao anunciar à Maria o mistério da Encarnação.

O sim de Maria é para nós, exemplo e seguindo na caminhada.
Somos discípulos missionários, uma ação não vive a outra.
Se você é seguidor de Jesus, você anuncia esta alegria para outros.

Que bom, mais uma caminhada, mais um passo foram dados.


Encerrando as atividades do Seminário Dom Eugênio Rixen, bispo presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, deu a benção e nos incentivou a ir em frente naquilo que foi estudado com tanto fervor.

Estou voltando a Maceió realmente abastecido, renovado e reanimado, e volto na certeza de colocarmos em prática este trabalho de inclusão aos nossos irmãos com deficiência. Obrigado a esta equipe maravilhosa a todos que fazem a equipe executiva da Catequese da CNBB por estes três dias de trabalhos intensos. Fiquem com Deus. Foi entregue uma lembrança da nossa cidade a Ir Zélia e ao Dom Eugênio Rixen.

segunda-feira, 28 de março de 2011

2º Dia em São Paulo...


Olá queridos, como vão? Pois bem, estou trazendo para vocês as notícias do nosso segundo dia aqui de São Paulo-SP do 5º Seminário Nacional de Catequese junto a Pessoa com Deficiência.
Pois bem. Neste dia 26, pela manhã, às 8h iniciamos as atividades do Seminário que ficou organizado em três grandes partes. A Primeira correspondeu ao VER, portanto, à contextualização. A Segunda ao ILUMINAR, com a Palavra de Deus, experiências e depoimentos de pessoas com deficiências. A Terceira correspondeu ao AGIR, aqui e depois da Semana. Foi dedicado um primeiro tempo ao VER e foi lembrado que este é o V Seminário. Ele faz parte de um processo... e por isso fazer a memória é importante. Ela não é evento isolado na história... Para situar-nos nesta caminhada histórica foram convidados Tuca membro da Pastoral de Pessoas com Deficiência de São Paulo e Amélia Galan Estudante de Teologia da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Há vinte e cinco anos militante no segmento de pessoas com deficiência; Participante da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo e da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Núcleo Santa Marina e membro da Equipe Executiva Nacional de Catequese Junto as Pessoas com Deficiência da CNBB, que fizeram memória da Caminhada da Igreja a partir da Campanha da Fraternidade (2006). Que depois desta campanha a Igreja e a sociedade têm demonstrado certo interesse pela pessoa com deficiência e que Padres e Bispos estão perdendo o medo e as portas da Igreja estão se alargando.
Há muita reivindicação e a luta não para. A um forte entusiasmo e as bandeiras que tremulam em todos os cantos do Brasil.

Depois a reflexão com a psicóloga Carmem Silvia Cerri Ventura, mestre em Psicologia Escola pela PUC-Campinas, Docente da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, Coordenadora Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (CIAD) e do PROACES – Programa de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas. Representante da Forania Coração de Maria na Coordenação Colegiada de Pastoral da Arquidiocese de Campinas e integrantes da equipe organizadora do 7º Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas, membro da equipe arquidiocesana da CF em 2006, que nos alertou para situação de estudos e de inclusão. O ser humano nunca está totalmente incluído em tudo e nunca está excluído de tudo. O papel das famílias, das instituições, das políticas publica, do lazer, da saúde é dar visibilidade e fazer a pessoa com deficiência feliz e saudável, buscando o desenrolar das as suas atividades.

Continuando o momento de reflexão e iluminação da realidade Pe. Geraldo Marcos Labarrèr Nascimento, sacerdote jesuíta, nascido em Belo Horizonte/MG, aos 11 de dezembro de 1940. Formado em filosofia e teologia, pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos/São Leopoldo/RS. Tem especialização em Parapsicologia, pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira/SP. Atualmente mora em Goiânia, desde 1990, é diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier, Instituto de Formação, Assessoria e Pesquisa sobre/para e com Juventude.. Desde 1977 participa dos movimentos de pessoas com deficiência e, mais especificamente da FRATERNIDADE CRISTÃ DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, tendo sido Conselheiro na cidade de São Paulo (1977-78), no Estado (79-81), no Brasil (81-84) e, na America Latina (1984-88); atualmente permanece com uma assessoria anual a grupos da mesma Fraternidade em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Goiânia faz assessoria ao “mandato inclusivo” da Vereadora Cidinha Siqueira. Atua como sacerdote em comunidades da Paróquia São Francisco, Paróquia Divino Espírito Santo e do bairro Real Conquista, que nos apresentou o tema A pessoa com deficiência e sua inclusão na Igreja.

Com o tema Chamado da Bíblia para a Pessoa com Deficiência Matthias Grenzer um dos mais renomados biblistas do Brasil que é professor de Exegese de Antigo Testamento, História de Israel, Hebraico e Grego. Leciona na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Faculdade de Teologia do UNISAL (Pio XI), ambos em São Paulo, assim como na Faculdade de Teologia Paulo VI, em Mogi das Cruzes, nos ajudou a entrar nos segredos de Jesus e da Sagrada Escritura.

No depoimento de José Roberto de Amorin e família nos emocionou com sua história de vida mostrando que é capaz de superar obstáculos e expressões negativas que as pessoas colocam.
Concluindo os trabalhos da tarde fomos à capela para a celebração eucarística.
Encerramos o dia com a Noite de Autógrafos, onde o grupo Fé e Luz que é um movimento comunitário onde as pessoas com deficiência mental, seus familiares e seus amigos se reúnem regularmente, pelo menos uma vez por mês. Este encontro os membros da comunidade tecem laços de amizade e também realiza retiros, fins-de-semana de formação, peregrinações, festas e passeios.

sexta-feira, 25 de março de 2011

JÁ ESTOU EM SÃO PAULO



Queridos e queridas Catequistas já estou em São Paulo-SP, para o 5º Seminário Nacional de Catequese Junto a Pessoa com Deficiência.
Hoje, dia 25, houve a oração de abertura com Pe Geraldo. A oração ocorreu no auditório MARTIRES DE EL SALVADOR no Centro Pastoral Santa Fé.

Após a celebração houve a abertura oficial e apresentação dos participantes/equipes de trabalho e logo em seguida Dom Eugênio Rixen, Dom Vilson, Pe Wilson que é surdo, Pe Geraldo e a Coordenadora Nacional do Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência Sra Rosane Gil, foram convidados a compor a mesa, Dom Vilson que foi assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB em Brasília, no período de quatro anos fez uma retrospectiva da caminhada da Catequese junto à pessoa com deficiência dos seminários já realizados pela CNBB. E encerrando o primeiro dia Dom Eugênio Rixen convidou a todos a cantarem uma música a Nossa Senhora que lembrou o dia da Anunciação do anjo a Maria.

Novas informações amanhã, após o encerramento das atividades.

Deus seja louvado!

Joseilton Luz

Comissão Bíblico-Catequética da CNBB realiza 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência



Com o tema “A Igreja e a Pessoa com Deficiência”, a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estará realizando entre os dias 25 e 27 de março, o 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência. O evento acontece no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP).

Participarão do evento, catequistas, e profissionais que trabalham com pessoas deficientes: psicólogos, pedagogos, psicopedagogos; como também religiosos, padres e leigos. A assessora do Setor Bíblico-Catequético da CNBB, irmã Zélia Maria Batista, afirmou que um dos objetivos do Seminário é resgatar a reflexão e propostas da Campanha da Fraternidade 2006, “Fraternidade e a Pessoa com Deficiência”.

“Queremos, a partir deste V Seminário, resgatar as propostas da CF-2006 que tratou das pessoas com deficiência. Vamos discutir os avanços da Igreja junto a essas pessoas e em quais pontos falta avançar, pois nós percebemos que existe ainda falta de formação de catequistas para acolher as diversas deficiências”, antecipou irmã Zélia.

A assessora afirmou ainda que o Seminário se propõe a animar, orientar e articular as ações bíblico-catequéticas desenvolvidas junto às pessoas com deficiência nos regionais da CNBB. Terá seus desdobramentos com a publicação de um DVD com um roteiro pastoral sobre como trabalhar com pessoas com deficiência. “O Seminário vai ser desdobrado nas bases da Igreja por meio das comunidades, paróquias e dioceses espalhadas pelo Brasil. Um DVD com orientações pastorais está sendo pensado para dar continuidade ao projeto”, garantiu a assessora.

O primeiro passo a ser conquistado para evangelizar os deficientes, segundo irmã Zélia, é saber acolhê-lo na comunidade. “As pessoas ainda não sabem o que fazer com a pessoa com deficiência e, às vezes, é preciso atitudes muito simples: o gesto de uma acolhida faz a diferença, mas é preciso, mais do que isso, preparação dos catequistas. É para isso que estamos organizando este Seminário, para que depois ele tenha seus desdobramentos nas comunidades e dioceses do Brasil”, frisou a religiosa.

Catequese para pessoas com deficiência

“Levanta-te e anda” (At, 3,6). O lema do Seminário é tirado do livro dos Atos dos Apóstolos e tem por objetivo mudar a situação das pessoas com deficiência a partir do convite à participação e o agir. O lema convida a sociedade a não fazer dos deficientes “coitadinhos”, mas ultrapassar as barreiras do preconceito e transformar essas pessoas em protagonistas. Para isso, o Seminário contará com palestras proferidas por pessoas com deficiência que vivem no dia a dia as dificuldades e obstáculos impostos pelos afazeres diários como também pelo preconceito instaurado na sociedade moderna. O lema do evento é um “imperativo com muitos significados: sair do conforto, curar a dor e agir, mudar a situação”.

A Coordenação Arquidiocesana de Catequese de Maceió, enviou um membro de sua equipe Joseilton Luz que nos enviou esta materia diretamente de São Paulo-SP e que trará maiores informações em tempo real . Acompanhe aqui as novidades no nosso blog.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Representante da Catequese vai para abertura da CF 2011

A cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi o local escolhido pelo Regional Nordeste II para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade deste ano. E a Coordenação Arquidiocesana de Catequese estava presente com a secretária Marta Maria Correia.

O evento começou na sexta-feira, 11, com um seminário sobre o tema deste ano: Fraternidade e a Vida no Planeta - "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). No horário da manhã ocorreu uma palestra com Pe Zezinho, SCJ, sobre a importância da Igreja em discutir esses assuntos atuais.

Na parte da tarde o debate ficou por conta do professor Francisco Alexandre da Costa do Departamento de Física da Universidade Federal de Natal (UFRN). Durante sua explanação ele fez um balanço geral das mudanças climáticas e as consequencias da destruição da terra. "Seria bom que todas as pessoas soubessem desses dados para se conscientizar e ver os perigos que a vida no planeta está correndo", falou Marta.

Faixas, músicas e cartazes animaram e alertaram sobre a importância do assunto nas principais ruas da cidade no dia seguinte. A caminhada seguiu até a catedral onde ocorreu a celebração da missa.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Campanha da Fraternidade 2011 e a Catequese

Marcos Filipe Sousa

Como todos aos anos, a Igreja do Brasil deu início na quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade. Com o tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), a CNBB propõe que todas as pessoas olhem para a natureza e percebam como a ação do homem está contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, ameaçando a vida no planeta.

Sendo assim, este é um momento propício para vivenciar as práticas quaresmais – jejum, oração, escuta da Palavra e a caridade – assumindo o compromisso de colaborar para a Salvação do Planeta. Mas como refletir este tema nos nossos encontros de Catequese?

Para isso é importante que o catequista esteja em sintonia com o assunto. E entre os vários subsídios elaborados pela CNBB temos o Texto – Base. Divido na metodologia do Ver – Julgar e Agir, ele traz a temática das mudanças ocorridas no planeta, os avanços nas discussões mundiais, além de um mergulho bíblico sobre o tema do cuidado com a natureza. Por fim, apresenta sugestões de como melhorar e contribuir para o bem estar da Terra. É importante que equipes de Catequese das paróquias tenham contato com este livro para aprofundar o tema, debater e elaborar seus encontros.

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB também formulou um pequeno livro com quatro sugestões de reflexões para os encontros na Catequese, este se chama: Encontros Catequéticos com Crianças de Adolescentes. Os estudos foram construídos utilizando dinâmicas criativas, imagens sugestivas, capazes de desenvolver a criatividade e despertar a curiosidade, e atividades que podem ser construídas pelos catequizandos com a finalidade de despertar a consciência ambiental em defesa da Vida no Planeta.

Para os grupos de Crisma também existe o Jovens na CF. Este traz uma dinâmica de encontro própria para Jovens e Adultos. Ao todo são quatro momentos que trazem a preocupação, o valor e a importância de uma Igreja missionária comprometida com o planeta. Em todas as reflexões existe o aprofundamento do tema, a Iluminação com a Palavra, além de trabalhos em grupos, músicas, informações extras e outras fontes de pesquisas.

Deste modo, os catequistas devem se juntar em grupos e elaborar da melhor forma seus encontros de Catequese para este período da Campanha da Fraternidade.

Que neste tempo quaresmal os nossos catequizandos aprendam a cuidar do espaço criado por Deus, com tanto carinho, para seus filhos e filhas. Mantendo a harmonia da vida no planeta, na esperança da vinda do Ressuscitado. Pois “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19).

sexta-feira, 11 de março de 2011

Catequese convoca coordenadores para reunião

No último sábado deste mês, 26, acontecerá a primeira reunião do ano entre os coordenadores e a equipe Arquidiocesana de Catequese. O objetivo do encontro é a avaliação desse primeiro trimestre e a confirmação do calendário 2011.

Este ano, as reuniões serão realizadas a cada três meses para facilitar o custo de transporte dos coordenadores do interior que precisam se locomover até Maceió.

Elas serão no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, no Farol, sempre às 8h30 e as datas dos demais encontros serão divulgadas dia 26.