domingo, 28 de outubro de 2012

Retomada aos novos trabalhos, é o lema do encontro com os coordenadores da Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética


Aconteceu no dia 27 Out no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, o encontro de formação de coordenadores paroquiais de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Maceió. O encontro chamado RETOMADA AOS NOVOS TRABALHOS reuniu sessenta paróquias e teve a presença de cento e dezoito coordenadores e vice-coordenadores, um marco na comissão arquidiocesana. Com essa participação marcante a comissão arquidiocesana se encoraja para realizar os grandes eventos previsto para 2012 e 2013. 

O encontro iniciou com cantos de acolhida realizado pelos seminaristas Jan Carlos e Jamerson logo em seguida Pe. Marcio Manuel Vice-Reitor do seminário fez o momento de oração inicial dando boas vindas e parabenizando toda equipe pelo empenho em proporcionar um momento de encontro com os coordenadores de catequese da arquidiocese de Maceió e também pelo sim dos coordenadores por se fazer presentes a esse encontro.


Em um momento de formação Luiz Carlos, membro da comissão falou sobre o ano da fé, disse que o ano da fé é o momento para rever nossas práticas cristã católica principalmente no aprofundamento da nossa espiritualidade que tem como ápice a eucaristia, mas que também outros exercícios ajudam na prática cristã catequética que seriam a recitação do terço, adoração ao santíssimo sacramento, estudo bíblico etc. Tudo isso para nos ajudar a testemunhar Jesus Cristo no hoje da nossa história. Durante a apresentação da programação 2013, o coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética, Pe Márcio Roberto, apresentou os quatro polos do INSTITUTO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICO, nas cidades de Novo Lino, União dos Palmares, Atalaia e Matriz do Camaragibe que irá atender os catequistas do interior facilitando o ingresso na formação de vários catequistas. A assembléia arquidiocesana de catequese acontecerá nos dia 25 e 26 de janeiro de 2013, a eleição dos coordenadores setoriais, o projeto Lectio Nautas, o dia do catequista e o retiro para os catequistas da Arquidiocese de Maceió.


O encontro foi marcado por várias novidades, entre elas o Círio da Fé uma estrutura semelhante ao círio pascal, sendo que o primeiro trás os símbolos do ano da fé que passará em todas as paróquias, no qual os catequistas locais serão responsáveis para realizar em suas paróquias uma noite ou um dia de oração, refletindo sobre o catecismo da Igreja católica, ou sobre um dos documentos conciliares, ou uma vigília de intercessão pela evangelização e pelos missionários. A passagem do Círio terá início no dia 16 Nov 12 na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vergel do Lago) e terá a sua culminância no dia 17 Nov 13, no encerramento do I NORDESTÃO DE CATEQUESE que acontecerá em Maceió-AL. 

No final da apresentação da agenda da programação para 2013 por unanimidade todos os coordenadores presentes, acolheram com uma calorosa salva de palmas os trabalhos colocados pela comissão, onde foi expresso por vários catequistas palavras de agradecimento pela iniciativa  afirmando que estarão juntos com a equipe arquidiocesana nessa retomada.

Encerrando o encontro, houve um momento celebrativo: “Palavra como mel em minha boca”, no qual Pe Márcio Roberto através de sua fala aproveitou o ensejo para sinalizar como um marco histórico de retomada os trabalhos de articulação paroquial de catequese para a vida da Igreja na nossa Arquidiocese. Esse momento e seus frutos irão produzir uma nova dinâmica na Animação Bíblico-Catequética. Cada participante recebeu um frasco com mel como símbolo do compromisso deste encontro para sair animando, envolvendo e fazendo da Animação Bíblica-Catequética um mel que dá gosto, que é gostoso de engolir, que faz bem para a saúde e desta forma contagiando toda a Animação Bíblico-Catequética, nas famílias, nas comunidades, na liturgia, na iniciação à vida cristã e motivar cada vez mais os nossos catequistas e também articular a coordenação em conjunto com as coordenações dos setores e arquidiocesana. 


Estiveram presentes as seguintes paróquias:

ÁREAS PASTORAIS DA CAPITAL

Setor Atlântico 

Divino Espírito Santo (Jatiúca) -  Nossa Senhora do Carmo (Salgadinho) - Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá) - Nossa Senhora Rosa Mística (Mangabeiras) - Sagrado Coração de Jesus (Cruz das Almas) - São Pedro Apóstolo (Ponta Verde) - Senhor do Bonfim (Poço) -  Sagrada Família de Nazaré (Jacarecica).


Setor Lagoa

São José (Trapiche da Barra) - São José Operário (Fernão Velho) - Nossa  Senhora  do Perpétuo Socorro (Vergel do Lago) - Nossa Senhora das Graças (Levada).

Setor Tabuleiro 1

- Nossa Senhora Auxiliadora (Eustáquio Gomes) - São Francisco de Assis (Santos Dumont) - Nossa Senhora das Dores (Santa Lúcia) - São João Batista e Santa Isabel (Chã da Jaqueira) - São Paulo Apóstolo (Salvador Lyra) - São João Maria Vianney (Clima Bom - 1) - Mãe Rainha (Conjunto Colibri) processo de criação - São Vicente de Paulo (Graciliano Ramos) - Santa Luzia (Tabuleiro do Martins) - Santa Catarina Labouré (Aldebaran) - Santo Antônio e Rosa Mística (Village Campestre – 2) processo de criação.

Setor Tabuleiro 2

Imaculada Conceição (Jacintinho) - Nossa Senhora das Dores (Jacintinho) - São João Bosco (Benedito Bentes – 2) - São João Evangelista (Conj. Henrique Equelman) – São Judas Tadeu (Feitosa) - Santa Teresinha do Menino Jesus (Serraria).

Setor Centro

Menino Jesus de Praga (Jardim das Acácias) - Nossa Senhora dos Prazeres (Centro Catedral) - Nossa Senhora das Graças (Pitanguinha) - Nossa Senhora de Lourdes (Jardim do Horto) - Santa Rita de Cássia (Farol) - Igreja dos Capuchinhos (Farol).  

ÁREAS PASTORAIS DO INTERIOR

Área Manguaba

Nossa Senhora da Conceição (Marechal Deodoro) - São Pedro Pescador (Francês) - Nossa Senhora da Conceição (Rio Largo) - Nossa Senhora da Guia (Satuba) - Santa Luzia de Siracusa (Santa Luzia do Norte) - São Sebastião (Tabuleiro do Pinto) - Sagrados Corações de Jesus e de Maria (Forene).

Área Paraíba

Nossa Senhora das Brotas (Atalaia) - Nossa Senhora do Pilar (Pilar) - Senhor Bom Jesus do Bonfim  (Viçosa).

Área Mundaú

São Sebastião (Messias) - São Sebastião (Ibateguara) - São José (São José da Lage) - Santa Maria Madalena (União dos Palmares) – Nossa Senhora Sant’ana (Santana do Mundaú) - Nossa Senhora da Graça (Murici) - Nossa Senhora de Lourdes (Serra Grande).
Área Noroeste
São José (Joaquim Gomes) - São Benedito (Flexeiras) - Nossa Senhora do Carmo (Colônia de Leopoldina).

Área Norte

Bom Jesus (Matriz de Camaragibe) - Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo) - Nossa Senhora da Conceição (São Luiz do Quitunde) - Nossa Senhora da Conceição (Passo de Camaragibe) – Nossa Senhor da Conceição e de Santo Antônio (Barra e Santo Antônio) processo de criação.

A Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética, pede para as coordenações paroquiais ausentes que procurem o mais rápido possível a coordenação com o intuito de tomar conhecimento os trabalhos para 2013. Informamos que a partir de 2013 estaremos visitando os setores e áreas para assessorar mais de perto os trabalhos, e que as paróquias que necessitarem da visita da comissão nos envie datas com antecedência para agendarmos esse encontro.

Informamos também para melhor atender aos catequistas a partir do dia 31 Out a comissão dará expediente na sala da catequese no horário de 08h00 às 11h40, segunda e quarta com a catequista Iraniza Pereira (9648-9927) e terça e quinta com Irmã Cristiane dos Santos.  
                
Pedimos que solicitem informações para o email da comissão carcmaceio@gmail.com caso não tenham respostas seguem outros contatos: 

Pe Márcio Roberto: Coordenador da Comissão: catecdos@gmail.com Telefone: 9647-0873
Pe Elison Silva: Vice-coordenador da Comissão: elisonsilva@yahoo.com.br Telefone: 9689-7655
Joseilton Luz: Membro da comissão: joseiltonluz@hotmail.com Telefone: 9976-7135

Sentimos e aceitamos as justificativas das paróquias ausentes a esse encontro.

Paróquias ausentes: 

ÁREAS PASTORAIS DA CAPITAL

Setor Lagoa

Santo Antônio (Bebedouro) - Nossa Senhora do Bom Parto (Bom Parto) - Virgem dos Pobres (Joaquim Leão).

Setor Centro

Nossa Senhora do Livramento (Centro) - Bom Jesus dos Martírios (Centro) - Nossa Senhora do Rosário (Centro) São Benedito (Centro). Essas paróquias foram contactadas e a informação que a comissão recebeu é que não existem coordenadores por não ter trabalho catequéticos devido a ausência de vida de comunidade por se encontrarem no centro da cidade.

Setor Tabuleiro 2

São Maximiliano Kolbe (Benedito Bentes – 1) - Santa Isabel (Conj. José Magalhães  Peixoto).

ÁREAS PASTORAIS DO INTERIOR

Área Paraíba

Nossa Senhora da Conceição (Chã Preta) - Nossa Senhora da Conceição (Capela) - Nossa Senhora do Livramento (Cajueiro) - São Sebastião (Pindoba)

Área Noroeste

São José (Novo Lino) - São Caetano de Thienne (Jacuípe) - São José (Campestre) processo de criação.

Área Norte

Santo Antônio (Maragogi) - Santo Amaro (Paripueira) - Nossa Senhora das Candeias (Japaratinga) processo de criação - Nossa Senhora da Glória (Porto de Pedras) - Nossa Senhora Mãe do Povo (São Miguel dos Milagres).

Agradecimentos


- Aos Pe José Kermes Martins Silva, Reitor do Seminário, Pe Marcio Manuel, Vice-Reitor, Pe Edvan Bernardino, Ecônomo do Seminário por ter cedido o espaço para realizarmos o encontro.


- Aos padres da nossa arquidiocese que deram o seu sim em enviar seus coordenadores paroquiais e se envolverem com a comissão arquidiocesana nessa retomada aos trabalhos.

- A presença marcante do Frei José Firmino Neto, pároco da paróquia São Sebastião em Ibateguara que participou de todo o encontro.

- Aos seminaristas Jan Carlos da Costa Rocha e José Jamerson da Silva que abrilhantaram o nosso encontro com suas vozes e instrumentos de cantos.

- Os Coordenadores e vice-coordenadores paroquiais, sem vocês não poderíamos realizar um trabalho mais preciso.

- A toda Comissão Arquidiocesana que se empenharam em proporcionar o melhor para os coordenadores dando o máximo de si.

Assessoria de Comunicação da Comissão Arquidiocesana
para a Animação Bíblico-Catequética

domingo, 21 de outubro de 2012

Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética convoca todos os coordenadores paroquiais para reunião


Caríssimos coordenadores

Nesse mês missionário, somos convocados a refletir a nossa vocação de discípulos missionários, conforme nos aponta o Documento de Aparecida. Muito mais que refletir, somos convidados a nos re-encantar nosso ardor catequético, isto é, criar espaço para as moções do Espírito e entrar nesse movimento dinâmico. Deixar-se conduzir pelo Espírito, para que o encantamento inicial, a admiração, e tomar conta do nosso SER CATEQUISTA.
“Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus.” Fl 1, 6

Aquele que é razão desse encantamento, Jesus Cristo, que um dia nos chamou pelo nome lá onde nos encontrávamos, no cotidiano das nossas vidas, é fiel. Ele continua presente de uma forma discreta e sutil, caminhando pedagogicamente conosco, e se revelando do seu jeito. Por isso é sempre surpreendente e inusitado, é sempre Boa Nova.

Aprendemos de Paulo, que a vocação é expressão do amor de Deus e que o seguimento a Jesus Cristo concretiza-se nas relações que somos capazes de estabelecer com os outros. Será que a nossa catequese é capaz de possibilitar momentos de interação, de partilha, onde se acolhe e respeita o SER do(a) catequista e do catequizando(a) na sua totalidade?

“A missão da coordenação na catequese é gerar vida e criar relações” (DNC 316.) Certamente toda a Animação Bíblico-Catequética terá “ganhos” significativos com o encontro que estamos preparando para o dia 27 de outubro do corrente ano, às 09 horas, no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção – Maceió/Farol: Encontro com as coordenações Paroquiais (coordenador e vice). O Ano da Fé é o ano da catequese, dos estudos do Catecismo da Igreja Católica. Por isso queremos, mais uma vez, convidá-los(as) a colaborar conosco neste processo de preparação e formação em conjunto e fecharmos os planejarmos de trabalhos e eventos para 2013.

Pe Márcio Roberto dos Santos
Coordenador da Comissão Arquidiocesana para a 
Animação Bíblico-Catequética 

sábado, 6 de outubro de 2012

Mudanças na Comissão Arquidiocesana de Catequese

Olá pessoal que nos acompanha pelo Blog da Catequese Arquidiocesana,

Venho contar para vocês, como muitas vezes noticiei outas momentos, a equipe Arquidiocesana de Catequese passa por alguma mudanças e a partir de agora o blog e toda a parte de Comunicação ficará sob a responsabilidade de Joseilton Luz. Enquanto a mim, ficarei ajudando o Eixo de Formação da comissão.
Deus abençoe a todos e obrigado a todos os colaboradores que ajudaram até hoje a fazer este blog e continuem acessando essa ferramenta de diálogo entre os catequistas de nossa Arquidiocese.

Marcos Filipe

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Catequista celebram o Dia da Bíblia com manhã no Parque Municipal


Na manhã deste domingo (30) o Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro de Bebedouro, contou com diferentes visitantes. Os catequistas da Arquidiocese foram ao local para celebrar o Dia da Bíblia. Os presentes realizaram uma caminhada refletindo trechos do Evangelho de Marcos.
Na entrada a Paróquia de Nosso Senhor do Bonfim realizou um momento reflexivo com uma passagem do Evangelho escolhido, A oferta da viúva ( Mc 1,41-44). "Enquanto catequistas, o que estamos ofertando a Deus?", questinou o grupo.
Após o momento, os participantes começaram uma caminhada pelo Parque Municipal, ocorrendo algumas paradas onde eram refletidos outros trechos da Bíblia. "Estamos na frente deste lago que nos lembra o Batismo e o nosso compromiso de cristãos", disse padre Márcio Roberto, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética.
Com música, os catequistas percorreram todo local e chegaram até a parte central, onde foi celebrada a Santa Missa. Após o almoço, todos participaram de um Bingo Bíblico onde os ganhadores receberam prêmios.
A ocasião também serviu para comemorar o Dia do Catequista a nível de Arquidiocese.