quarta-feira, 28 de julho de 2010

Diretório de Catequese é lançado em seminário

Nos dias 23 e 24 de Julho o Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção foi palco de um acontecimento especial para a Arquidiocese de Maceió. Na sexta-feira (23) houve a abertura do Seminário de Catequese 2010 e o lançamento do Diretório Arquidiocesano de Catequese.

A noite contou com a presença de catequistas, padres, religiosas e do Arcebispo S. Antonio Muniz Fernandes. A oração inicial foi um momento de reflexão, à luz de velas acendidas pelo círio pascal, um texto foi lido e alguns catequistas lembraram de alguns momentos vivenciados pela Catequese em Maceió.

Durante a cerimônia, o coordenador da equipe de Catequese, Pe Márcio Roberto, agradeceu a todos os presentes. "Quero lembrar aqui a figura de Pe Jimmy Xerri, ele foi quem iniciou os trabalhos e alavancou esse sonho", disse. O arcebispo apresentou o documento e falou sobre a importância de sua prática. "Este diretório só fará sentido se toda a Igreja usá-lo, tirando do papel e o cumprindo", destacou D. Antonio.

O lançamento terminou com uma palestra com Mons. Celso Alipio sobre o processo de elaboração. "Sabemos que a Catequese não é uma prioridade, ela é uma obrigação de qualquer Arquidiocese, esta noite temos algo para todos os catequistas comemorarem".

Uma surpresa esperava foi elaborada para todos. Ao final um video com Irmã Maria Leônia, membro da equipe ampliada da catequese, Irmã Zélia Batista, assessora da Catequese na CNBB e D. Mariano Manzana, bispo responsavél pela catequese no regional Nordeste 2. Os três parabenizaram pela noite e ressaltaram este passo importante na arquidiocese.

domingo, 18 de julho de 2010

Paróquia monta site para ajudar Catequistas

Toda a Catequese está entrando em clima de modernidade. Não é mais novidade que várias paróquias e dioceses estão montando suas páginas na internet. A bola da vez é a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo no Jaraguá. A página está em formação e conta com a sugestão de todos para rechea-la de conteúdo. Nela é possível ter apostilas sobre as fases da Catequese e de formação para catequistas. Entre e confira: http://www.catequizai.net/

sábado, 17 de julho de 2010

Setor Tabuleiro I começa os preparativos para o dia do Catequista


Catequistas das paróquias do setor Tabuleiro I, iniciaram no dia 17 Julho, os preparativos para o dia do Catequista que acontecerá no dia 29 Agosto 2010, onde toda a Arquidiocese de Maceió estará reunida para celebrar esta festividade tão importante da nossa Igreja.

De forma entusiasmada a coordenadora do Setor Tabuleiro I, a Catequista Eilza Alexandre, diz que através da escuta da PALAVRA de Jesus, é que o Catequista se torna discípulo e missionário dando segmento ao ato de transformar pessoas. É necessário fazer Ecoar a PALAVRA de Deus em meio a todos e com convicção.

Veja abaixo mais fotos do encontro





sexta-feira, 16 de julho de 2010

CONVITE


LANÇAMENTO DO DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE

Convidamos todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, Catequistas, leigos e leigas, para o lançamento do Diretório Arquidiocesano de Catequese (DAC) que acontecerá no próximo dia 23 Julho 2010, às 19:00h no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coordenação Arquidiocesana de Catequese estuda o novo modelo de Catequese


No dia 14 de julho, a coordenação Arquidiocesana de Catequese se reuniu para trabalhar o novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil, chamado de “Iniciação à Vida Cristã” [Documento 97 da CNBB]. “A novidade é o uso da Palavra de Deus, a presença da dimensão bíblica, das celebrações da liturgia, de uma catequese mais orante e experiencial. Estamos trabalhando para organizar a escola Arquidiocesana de Catequese tendo esta visão da iniciação cristã, que recebe também o nome de catecumenato.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Regional Nordeste 2 promove encontro de coordenadores diocesanos de catequese

Aconteceu de 8 a 11 de julho de 2010, no Seminário São José em Garanhuns-PE, o encontro de Coordenadores Diocesanos de Catequese Regional Nordeste II (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), onde teve como tema o novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil, chamado de “Iniciação à Vida Cristã” [Documento 97 da CNBB].

Este encontro contou com a presença da assessora nacional da dimensão Biblico-Catequético da CNBB, Ir Zélia Batista, que conduziu os trabalhos e do Bispo referencial para a Catequese no Regional Nordeste II, Dom Mariano Manzana, Bispo de Mossoró, sacerdotes, religiosas, seminaristas, leigos e leigas.

O encontro favoreceu a compreensão, a vivência e a partilha da inspiração catecumenal que deve nortear a ação catequética. A reflexão iluminou o caminho que deverá ser trilhado em nossas dioceses, nos auxiliando na continuidade/renovação para que façamos da catequese caminho para o discipulado, experiência e encontro transformador com Jesus Cristo.

Representando a Arquidiocese de Maceió, participaram do encontro Pe Elison Silva, Marta Maria e Joseilton Luz.


Veja abaixo mais fotos do encontro:




Catequetas estudam novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil


Um grupo de 25 coordenadores de Escolas Catequéticas e de cursos de pós-graduação em pedagogia catequética, de sete regionais da CNBB, se encontra em Brasília, para estudar o novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil, chamado de “Iniciação à Vida Cristã” [Documento 97 da CNBB]. O encontro do Grupo de Escolas Catequéticas (Grescat) teve início no dia 18, e terminou no domingo, 20 de junho 2010.
Os participantes, vindos de várias as regiões do país, se reúnem para refletir conteúdo, metodologia e projetos pedagógicos para as Escolas Catequéticas solicitados pelo documento da CNBB. “É um espaço de reflexão importante para os coordenadores levarem de maneira dinâmica às suas dioceses, paróquias e comunidades, o que está sendo aprendido durante esses três dias sobre esse novo modelo de catequese”, afirmou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria Batista.
Segundo o doutor em teologia pastoral catequética e assessor da CNBB e do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) para a catequese, padre Luiz Alves de Lima, o objetivo do encontro é estudar um processo mais amplo de catequese, denominado iniciação cristã, tendo em vista a organização das escolas de catequese nesse novo foco catequético.
“Estamos estudando a iniciação cristã que as escolas de catequese devem aprofundar dentro da caminhada da Igreja, tradicionalmente chamada de catequese, que evoluiu hoje para essa forma da iniciação cristã, mais ampla do que o processo tradicional de catequese”.
Padre Luiz explica o significado desse novo modelo de catequese. “A novidade é o uso da Palavra de Deus, a presença da dimensão bíblica, das celebrações da liturgia, de uma catequese mais orante e experiencial. O nosso grupo está mais preocupado em como organizar as escolas tendo esta visão da iniciação cristã, que recebe também o nome de catecumenato”.
Provocar a fé
O presidente da Sociedade de Catequetas Latino Americanos (Scala), irmão Israel José Nery, acredita que o grande diferencial do novo modelo de catequese solicitado pelo documento 97 da CNBB, bem como pelo Documento de Aparecida (DAp), considera o estudo da iniciação cristã como uma preparação para a formação do discípulo e missionário, desconsiderando assim, o antigo de modelo de “cursinhos vestibulares de preparação aos sacramentos”.
“O estudo da iniciação à vida cristã prepara a pessoa para ser discípula e missionária porque esse novo modelo de catequese tem por objetivo transformar a pessoa com o propósito de introduzir a pastoral da conversão na sua vida”, disse irmão Nery. Ele destaca a responsabilidade individual, como outra característica da nova catequese. “Já não basta que meus familiares assumam a vida cristã por mim [pais e padrinhos], mas eu tenho que assumir minhas próprias responsabilidades cristãs, sobretudo quando jovem e adulto, para que eu chegue à maravilha interior de encontrar Jesus e viver a sua intimidade”.
Ainda segundo irmão Nery, a iniciação à vida cristã é a nova direção da catequese na Igreja Católica no Brasil, com o objetivo de provocar a fé nas pessoas. “A preocupação central desse encontro é orientar as escolas de catequese paroquiais, diocesanas, regionais e até mesmo a pós-graduação em pedagogia catequética, para que a nova catequese tenha um estilo, não somente acadêmico de curso de filosofia e teologia, mas celebrativo, comunitário, orante, de modo que a disciplina que você ministra numa escola dessas provoque a fé”, completou.