terça-feira, 24 de abril de 2012

Vídeos na catequese: A Internet pode ajudar!!


Você já deve ter percebido o fascínio que as crianças tem por desenhos animados, não é mesmo? Bem, existe um site na internet que pode nos ajudar bastante neste sentido.Você já deve ter ouvido falar do site YouTube (site que deisponibiliza milhares de vídeos).


Bem, neste site são encontrados inclusive desenhos animados bíblicos. Porém, o YouTube não disponibiliza que os vídeos sejam baixados para o seu computador.É aí que entra outro site: Vixy.com Como funciona?Você abrirá a página (aqui).


Com o endereço do vídeo desejado, você colará o endereço no espaço em branco “URL”. Logo após apertará “start”.Pronto! O vídeo do YouTube será baixado automaticamente.Ao baixar os vídeos, você pode gravá-los em DVD ou em formato VCD.Aí vai uma lista de links que eu andei procurando no YouTube, prontinhos para serem baixados por você:


Davi e Golias (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=znkaYtbgvoA
2 - http://www.youtube.com/watch?v=7KnJVl8iT3s
3 - http://www.youtube.com/watch?v=jehX15WMwL0


Saulo de Tarso (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=vg5prwfF2uY
2 - http://www.youtube.com/watch?v=Z52XL1gOjzo
3 - http://www.youtube.com/watch?v=BzEUHt-29F


AO Filho Pródigo (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=apvNQ5c6Fls
2 - http://www.youtube.com/watch?v=szWr9QU9IgE
3 - http://www.youtube.com/watch?v=tgNoZa2yfTI


Profeta Eliseu (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=kMOrlV9z9NY
2 - http://www.youtube.com/watch?v=2wcFQv8bti4
3 - http://www.youtube.com/watch?v=8Xj0TO-mRPQ


Profeta Samuel (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=GgHkAznez4g
2 - http://www.youtube.com/watch?v=gnadfv0a83Q
3 - http://www.youtube.com/watch?v=Ee89oTanIBU


A Ressurreição de Jesus (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=Mava16pWIg8
2 - http://www.youtube.com/watch?v=cJhtb6jcdKw
3 - http://www.youtube.com/watch?v=mHwVztH5DQA


A História de José no Egito (3 partes)
1 - http://www.youtube.com/watch?v=Kgfb8yWtTNU
2 - http://www.youtube.com/watch?v=f2ura9r6QSA
3 - http://www.youtube.com/watch?v=Pcn35GmhDiQ


Ester (3 partes)
1- http://www.youtube.com/watch?v=GojbTwTpUS0
2- http://www.youtube.com/watch?v=Lk0S1Mf_3aA
3- http://www.youtube.com/watch?v=ktx7c6Hv0j4


Fonte: Arquivos de Catequista

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Palavra de Deus na pauta do segundo dia da 50° AG



Nesta quinta-feira (19) o segundo dia da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG) focalizou o tema central deste encontro. A reflexão sobre “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja” foi realizada em harmonia com o documento final do Sínodo dos Bispos sobre o tema, realizado em 2010, bem como continuar a reflexão iniciada pelos bispos brasileiros na AG de 2010.

O tema ocupou boa parte da manhã do encontro, que foi apresentado aos bispos e na seguida parte discutido nos grupos dos regionais. A coordenação foi feita por Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

Com informações de CNBB.org

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Missão do Catequista na Igreja

Leitura do Evangelho  (Lucas 5,1-11)

Naquele tempo, 1Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

3) Reflexão Lucas 5,1-11

Um fato: O povo tem fome e sede da Palavra de Deus
Como naquele tempo, também hoje percebemos um povo sedento de diálogo com Deus e de compreensão do sentido da existência da vida no mundo. Diante do drama da corrupção, das drogas, das injustiças, das desilusões e decepções, perguntamo-nos: onde está Deus? E quando em meio as trevas da ignorância e dos erros, quando se escuta que em determinado lugar se encontra com Deus, muitos são em romaria ou em peregrinação buscando a “água viva da imortalidade”. Jesus ontem, hoje e sempre é a luz que atrai muitas pessoas, justamente porque ele revela-nos toda a grandeza e majestade de Deus. Nele Deus é Emanuel, isto é, “Deus conosco”. Jesus é a Palavra de Deus em carne ou encarnada, isto é, Deus visível aos nossos olhos e mais sensível na história de nossa vida. Como nós catequistas estamos saciando essa fome e sede da Palavra? Como vai nossa espiritualidade como catequistas? Temos tempo de realizar ao menos um dia da semana uma Lectio Divina?

Uma realidade: as barcas estavam paradas
Jesus percebeu que havia barcas estacionadas na beira do lago, entrou em uma delas e re-vigorou sua dinâmica de está no mar, para realizar a pesca e assim matar a fome de peixe do povo. O peixe, que é uma dos alimentos mais saudável a pessoa humana, era e é um dos símbolos do cristianismo e na sua escrita em grego, ἰχθύς (em maiúsculas ΙΧΘΥΣ, ichthus), ᾿Ιησοῦς Χριστὸς Θεοῦ Υἱὸς Σωτήρ, que  significa “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”. Assim também é a nossa relação com Jesus, quem o deixa entrar em sua vida, essa retoma o seu vigor e missão. Como caminha a catequese na sua paróquia? Como você dinamiza a catequese?Como catequista você tem uma vida eucarística?

Um sinal de unidade: entre duas barcas, Jesus subiu a de Simão Pedro
A barca nas reflexões patrística era vista como a simbologia da Igreja. Pedro que era o líder dos pescadores e no coração de Jesus e no projeto de Deus já era visto como  alguém que, mesmo diante de seu temperamento forte e de suas inquietações, teria a missão de, depois da ressurreição, “confirmar seus irmãos na fé”no pode de Deus.


O magistério de Cristo é realizado plenamente na barca de Pedro
O texto nos apresenta Jesus assumindo  a postura de sentado e ensinando ao povo a Palavra de Deus, posição de um mestre, e ele falava como alguém que tem autoridade. Como bom pedagogo e catequista, Jesus ensinava e exemplificava para dar mais força sua palavra. E o que Jesus ensinava? Para termos esta resposta, basta lermos com atenção toda a vida de Jesus. Ela sempre foi um reflexo da revelação plena do mistério do amor e da bondade de Deus, diante da miséria humana. A fé na sua palavra torna o impossível, possível. A fé na pessoa de Jesus significa colocar nosso projeto pessoal ou mentalidade na submissão a vontade dEle. Simão Pedro, homem experiente na pesca e líder dos pescadores, realizou um gesto de humildade quando disse “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.” Nestas palavras encontramos não somente humildade, mas também a fé e a confiança na Palavra de Jesus que é a Palavra de Deus.  Para quem confia em Jesus Cristo a graça acontece porque Deus sempre dar sinais aos seus eleitos. Como catequistas, nossa fé e confiança em Cristo, faz-nos ousar a vida e a missão por amor do seu nome? Ou diante das dificuldades desistimos facialmente das coisas que o senhor nos confiou?

A unidade faz a força e não falta trabalho para quem se doa a Deus
O milagre aconteceu, Simão viu uma grande quantidade de peixes e chamou seus companheiros da outra banca para ajudá-lo. Assim também o(a) catequista deve chamar outras pessoas a abraçar a catequese e o testemunho de vida é a maior propaganda vocacional. A missão que o Senhor nos confiou não pode ser realizada sozinha, daí também nenhum catequista deverá trabalhar só ou isolado, a missão é eclesial. Infelizmente, hoje, ainda encontramos catequistas com mentalidade egoísta, invejosos e incapazes de elogiar o trabalho dos colegas ou companheiros de missão. No texto ambas  barcas ficaram tão cheias que “quase iam ao fundo”. No entanto hoje quantas catequeses vão ao fundo, mas devido a falta de um trabalho em conjunto com o pároco,com as demais pessoas e pastorais existente na paróquia? Como catequista você sabe trabalhar em conjuntos com outras pessoas? Você tem uma consciência eclesial ou individualista? Hoje é inconcebível encontros de catequese com apenas um (a) catequista. Em todas as paróquias, para cada encontro de catequese deve existir uma equipe de catequistas que vivem e educam para uma realidade eclesial.

A força da catequese consiste em está de joelhos diante de Jesus
O espanto apoderou-se de Pedro e de seus companheiros e com santo temor pediram que Jesus se afastasse porque eram pecadores. Está de joelhos aos pés de Jesus foi a primeira atitude de Pedro. Da mesma forma, deveria ser a de todos catequistas que têm consciência de sua missão na Igreja e no mundo. É necessário atitudes de humildade e reconhecimento da graça de Jesus em nossas vidas porque somos pecadores, mas o dom de Deus é bem maior, faz-nos santos por nossa intimidade com O Santo dos santos. O catequista deve se uma pessoa de oração. O catequista deve adorar Jesus em espírito, nos seus diversos ambientes de trabalho, de lazer e no lar, e em verdade, diante de sua presença real e visível na Eucaristia.Como catequista você tem dedicado no mínimo 15 minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento? Qual a nossa relação com a eucaristia, a comungamos sempre?

A vocação catequista exige renuncias, discipulado e imitação de Jesus
Ser catequista é responder, sem medo, ao chamado de Deus, Jesus Cristo, para realizar uma missão pedagógica, não somente de preparação para recepção aos sacramentos, mas permanente na comunidade de fé, na Igreja. Como Jesus disse a Pedro, fala hoje também a nós “não temas”. De fato, quem ama não teme nada porque o Espírito Santo é Espírito de fortaleza e de coragem. Jesus renova nossa força e reanima nossa vida e nos chama a uma vida de comunhão com sua pessoa que nos conduz a vive também uma vida de doação, particularmente da missão de transmitir e de educar na fé os homens e mulheres de boa vontade, que buscam sinceramente a Deus.Para isso é necessário algum renuncia, pois não existe gesto de amor sem abnegação de alguma coisas. Quem ama, de certa forma, livremente deixa-se influenciar pela pessoa amada. Quem assume a catequese se dispõem no discipulado vivendo uma experiência mais próxima e profunda com Deus, imitando aquele que na história é a imagem fiel do Deus vivo e verdadeiro Jesus de Nazaré, o Cristo Senhor. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”(Jo 15,12). Não há testemunho verdadeiro sem imitação dos gestos de amor de Jesus, nisso somos reconhecidos como seus discípulos e, também, como seus catequistas.

O ÍCONE DA CATEQUESE: JESUS ENSINA NA BARCA


No ícone da catequese na arquidiocese de Maceió será o da pesca milagrosa, seguida do seguimento. Este  ícones exprime o contexto atual em que vivemos:
- Diante da proliferação das seitas de raízes cristãos, reconhecemos um povo sedento de Deus e desejoso de uma experiência maior com  Jesus: “o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus ”;
- Coloca em evidência uma das maiores características dos catequistas, inspirada no próprio mestre Jesus: a arte de transmitir, ensinar, educar: “e sentado, ensinava da barca o povo”.
- Abarca era de Simão Pedro e isso significa a Igreja. Recordando-nos também  que somos catequistas da Igreja e para a Igreja, temos uma identidade muito clara Católica;
- Dá uma motivação aos desanimados, para se aprofundar no mistério de Deus e não desistir diante dos fracassos das primeiras tentativas: “avance para águas mais profunda”;
- Exige uma fé incondicional na Palavra de Deus, mas do que na auto-suficiência em nossas próprias capacidades: “trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”;
- Orienta a uma vida de oração e adoração a pessoa de Jesus Cristo:“ Pedro caiu aos pés de Jesus”;
- Chama-nos a dar prioridade à missão catequista num discipulado mais próximo do mestre, assumindo nossa vocação de catequista: “E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram”.

Pe Márcio Roberto
Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Manifestação pela internet mobiliza milhares de pessoas a favor da vida no caso dos anencéfalos


Está acontecendo nas Redes Sociais, principalmente no micro blog Twitter, uma manifestação online a favor da vida, por causa da votação hoje, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento da ação para o aborto de fetos anencéfalos. O “twitaço”, que tem como hashtag#afavordavida, começou na noite desta terça-feira, dia 10 de abril, com a proposta de mostrar o desejo de defender a vida de crianças com anencefalia.
A manifestação faz parte das inúmeras iniciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil para manifestar a opinião de grande parte da população brasileira que é contrária ao aborto, em vista do julgamento que será feito em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, a partir das 9h. A hashtag chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil e entre os dez assuntos mais comentados do mundo.
No mesmo caminho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a população a manifestar-se contra o aborto, especialmente através de vigílias de oração em capelas e paróquias.
Vigília em Brasília
“Estou aqui pela necessidade de defender a vida humana desde a concepção até a sua morte natural; porque defendendo os verdadeiros direitos humanos, será possível assegurar às futuras gerações uma sociedade justa e igualitária”. Assim o jovem Ari Andrade Filho explicou sua participação na Vigília pela Vida, realizada na noite desta terça-feira, 10 de abril, diante do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Além dele, aproximadamente mais 150 pessoas estavam diante da corte manifestando sua posição e rezando para que hoje os onze ministros não decidam legalizar o aborto de crianças com anencefalia no Brasil.
"A decisão que pode ser tomada nesta quarta-feira pelo Supremo, de permitir o aborto de anencéfalos, simboliza uma sociedade egoísta, uma sociedade que se torna incapaz de lidar com o sofrimento humano. Isso poderá abrir o precedente para que possamos, no futuro, nos tornar, cada vez mais, uma sociedade eugênica", completou Ari Filho.
A cantora Elba Ramalho é uma firme defensora da vida, também participou da vigília diante do Supremo. Ela animou os jovens que se manifestaram, tanto na Praça dos Três Poderes, quanto na internet, a se manterem firmes.
O bispo emérito de Guarulhos (SP), dom Luiz Bergonzini, também participou da vigília e incentivou a participação dos jovens, lembrando que o aborto é uma usurpação do poder de Deus. "Digo aos jovens que continuem confiantes na ajuda de Deus. Continuem nessa luta, que é a luta para o bem, é a luta a favor da vida. Quem está a favor da vida, está a favor de Jesus. Jovens, coragem, vamos em frente, vamos lutar a favor da vida!", destacou dom Luiz.

sábado, 7 de abril de 2012

Catequese da Semana Santa: Vigília Pascal - noite de luz e esperança


Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. A Vigília Pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, «na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos» (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20).
No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é «bendita», porque é a «única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Por isso, desde o início a Igreja celebrou a Páscoa anual, solenidade das solenidades, com uma vigília noturna. 
A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou “lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia eucarística.
Estes quatro momentos celebrativos têm como fio condutor a unidade do plano de salvação de Deus em favor dos homens, que se realiza plenamente na Páscoa de Cristo por nós. Por consequência, a Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé e da esperança da Igreja.
O simbolismo fundamental da celebração litúrgica da Vigília é o de ser uma “noite clara”, ou melhor «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Esta noite inaugura o “Hodie=Hoje” da liturgia, como se tratasse de um único dia de festa sem ocaso (o dia da celebração festiva da Igreja que se prolonga pela oitava pascal e pelos cinquenta dias do Tempo pascal), no qual se diz «eis o dia que fez o Senhor, nele exultemos e nos alegremos» (Sl 118).
Marcos Filipe Sousa
Comissão para Animação Bíblico-Catequética

sexta-feira, 6 de abril de 2012

CATEQUESE DA SEXTA-FEIRA SANTA: ADORAMOS O MISTÉRIO DA CRUZ DE CRISTO

A Sexta-feira Santa faz-nos memória da paixão do Senhor. Na liturgia somos conduzidos a meditar tamanha doação de Jesus por nós. O derramamento do seu Sangue tem efeito maior do que o de bodes e de carneiros, animais sem razão, o sacrifício de Jesus Cristo foi de uma pessoa que tinha consciência de sua entrega, aprofundou o seu sentido e a fez livremente.
A cruz, que era símbolo de morte, Jesus a converteu em sinal de Vida Nova. A liturgia de hoje, em continuidade a celebração da Ceia do Senhor, exprime o gesto de doação de um Deus que nos ama até a última conseqüência ou instância da realidade humana, a morte. A Cruz de Cristo é o sinal da nossa redenção e ao venerar tal sinal, somos interiormente chamados a meditar o sentido de tal loucura, pois é a Paixão de Cristo por nós.
Na liturgia há o desvelar a Cruz com a imagem de Jesus morto, o sacerdote canta “eis o lenho da Cruz do qual pendeu a Salvação do mundo” e o povo responde “vinde, vinde adoremos”. A cruz e a imagem são sinais de uma realidade bem maior, a cruz recorda a prova do amor de Deus por nós em Jesus Cristo. Daí na veneração da Cruz, adoração o mistério que se encontro nos mais profundo da imagem: Jesus entregou-se livremente a morte e morte de Cruz para nós livrar das correntes da morte. Adoramos o amor de Deus, adoramos a Jesus como O enviado do Pai, adoramos o Pai que nos reconciliou em Jesus Cristo e com ele, sentido de através dEle, santificou-nos com o seu Espírito Santo.
A cruz com a imagem de Jesus é venerada e o mistério da entrega de amor é adorado, Deus nos ama de verdade, ele é solidário com a humanidade sujeita ao sofrimento e a angústia da morte, mas ele é vencedor. Por isso, todos são chamados a realizar o osculo da cruz, isto é, o beijo, pois simboliza a amizade, a união a paz com Deus. A cruz é sinal de reconciliação. Para os cristãos que não compreende o significado dos sinais ou dos símbolos, por ignorância intelectual e religiosa, limitaria a críticas de tipo idolatria argumentada por texto bíblico de descontextualizado do tempo e do sentido real. Quem entende os símbolos sabe que eles não têm fim em sim, mas apontam para uma realidade maior.
Para nós catequistas é necessário, não somente na catequese realizada para a recepção do sacramento, mas também naquela permanente, esclarecer o sentido das imagens e da cruz. Porque no mundo atual fala-se constantemente de liberdade de expressão, no entanto, sentimos um corrente de pensamento “politicamente correto” que tentar a cada dia jogar fora ou expulsar da sociedade toda expressão religiosa, sobretudo a cristã. Querem criar uma sociedade sem Deus, sem Cristo, sem o sinal da sua entrega por nós, querem tiram de nossas vistas a Cruz, sinal de Amor, esperança e vita. 
Pe Márcio Roberto
Coordenador da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética ganha novo símbolo

A nova logomarca trás a vela ao centro, como símbolo da fé em Deus, alimentada através da leitura da Palavra de Deus ( a esquerda da vela) e na Igreja, alimentada na leitura do Catecismo da Igreja Católica. 

Ambos os livros faz-nos mantém a fé viva e atuante na comunidade e na sociedade. Unidos na fé, formam assim como que “um livro aberto” exprimindo a abertura a Deus, a leitura constante do mistério da fé, a oração e é uma recordação do papel do catequista na comunidade cristã, isto é, na igreja, ser luz e portanto, pessoa que iluminam quem se encontra nas trevas da ignorância. O nome da cidade abaixo da vela indica a Igreja Particular da comissão para a Animação Biblica-Catequética.

Os símbolos “Alfa” e “Omega” recordam que a catequese é uma realidade permanente durante todo o ciclo da nossa vida. E, para finalizar a compreensão do novo símbolo, observamos que a vela está acesa e não apagada, indicando assim a catequese como uma realidade dinâmica e não morta. Assim a missão do catequista é manter essa chama acesa para si e para os outros, a chama da fé que educamos a cada encontro realizado em Jesus Cristo. A cruz de Jerusalém na Bíblia uma grande e outras quatro pequenas indicam a Cruz de Jesus Cristo o enviado do Pai, em Jerusalém, somos seus discípulos missionários, chamados e enviados a anunciar o mistério da cruz aos quatro pontos da terra.