terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bispos de Caicó e Mossoró se envolvem em acidente no interior de Pernambuco


Bispo referencial da Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Mariano Manzana e o Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira sofreu um acidente automobilístico no estado de Pernambuco. Voltavam da celebração dos 50 anos da Diocese de Palmares.

Os bispos estavam no carro de Dom Delson, conduzido por um motorista, quando outro veículo que trafegava em sentido contrário invadiu a contramão, provocando o acidente.

A colisão aconteceu perto do município pernambucano de Catende. Dom Delson e Mariano Manzana que estavam dormindo na hora da batida, sofreram ferimentos leves e passam bem. Eles foram transferidos para um hospital em Caruaru, onde passaram por exames.

Segundo a assessoria da Diocese de Santa Luzia, Dom Mariano Manzana teria quebrado o pulso e sofrido um corte embaixo do olho, precisando de sete pontos. O bispo de Mossoró passou por uma tomografia, que seria apresentada na manhã de hoje aos médicos.

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética de Maceió está rezando para que o Bispo se recupere o mais rápido possível do fato. Que Nossa Senhora dos Prazeres o abençoe.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Parque Municipal será o palco para Comemoração do Dia do Catequista

No próximo domingo (30) os Catequistas da Arquidiocese estão convidados a celebrar o Dia do Catequistas e o encerramento do Mês da Bíblia em um dia no Parque Municipal de Maceió em Bebedouro. Este ano, a Comissão de Animação Bíblico-Catequética escolheu o Evangelho de Marcos para a reflexão.

A programação começa às 8h com a concentração na porta do Parque Municipal seguindo com uma apresentação teatral de uma passagem do Evangelho escolhido. Os catequistas seguem em caminhada pelo local com a celebração da Santa Missa na Praça Central.  O restante do dia será de lazer com música, apresentações e sorteios de brindes. Cada grupo deve levar o seu almoço ou lanche.

Este ano o Dia do Catequista foi comemorado no dia 26 de Agosto, mas devido a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a comemoração a nível de Arquidiocese ficou para o mês de setembro.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bíblia: comunicação de um Deus amor!


Na maioria das Comunidades, o mês de março assinala o início da catequese com as crianças e os adolescentes. E, no início dessa caminhada de fé e discernimento, nada melhor do que esses pequenos conhecerem bem a "ferramenta" de trabalho que usarão durante toda a "viagem" pela história do Povo de Deus: a Bíblia, instrumento de comunicação de um Deus amor.

Porém, quando falamos da Sagrada Escritura para esses iniciantes, a primeira ideia que se tem é que ela nasceu de uma hora para outra. Por isso, é importante ajudá-los a conhecer sua história e como ela foi escrita e por quem foi escrita.

A Bíblia não foi escrita da noite para o dia, tampouco por uma única pessoa, mas por homens e mulheres, sob a inspiração de Deus.

Primeiro, o povo viveu acontecimentos que marcaram suas vidas!


Depois, esses acontecimentos ficaram guardados na memória. Durante muitos séculos, foram sendo contados de viva voz às outras pessoas, até que, num determinado momento em que o povo viveu uma situação semelhante à do passado, esses fatos foram escritos.

Mais tarde, esses escritos foram reunidos e assim se formou a Bíblia. Dizemos que o texto sagrado foi escrito a várias mãos, isto é, por várias pessoas da comunidade.

Lâmpada para os pés

A palavra Bíblia vem do grego e significa "os livros". No entanto, mais do que um livro, ela é uma biblioteca composta de 73 livros que narram a história e os fatos do povo de Israel, o povo escolhido, do qual nós hoje somos descendentes. Ela contém a mensagem de Deus revelada a seu povo. A Palavra de Deus torna-se para nós "lâmpada para os pés, e luz para o caminho" (Salmo 119,105).

Deus sempre se mostrou preocupado com sua criação e, através da Sagrada Escritura, ele se comunica com seu povo, como nos diz um importante documento do Concílio Vaticano II: "Nos livros sagrados, o Pai que está no céu vem amorosamente falar a seus filhos. É tão grande a força e a virtude da Palavra de Deus, que ela sustenta e dá vigor à Igreja, confirma a fé de seus filhos, alimenta a alma, jorra como fonte pura e perene da vida espiritual" (Dei Verbum, 21).