terça-feira, 31 de julho de 2012

Coordenadores paroquiais se reúnem neste sábado (28)

Neste sábado (28) aconteceu mais uma reunião com os coordenadores paroquiais de Catequese. O encontro aconteceu no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção no Farol. Entre os assuntos discutidos esteve a participação na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres.

Após a oração inicial, o padre Márcio Roberto lamentou a participação de outras paróquias. "Infelizmente alguns coordenadores ainda não reconheceram a importância deste momento, mas vamos rezar e trabalhar com os que estão aqui", explicou.

O primeiro assunto abordado foi a participação dos catequistas na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. O Catequese participará no dia 20/08 nas barracas às 18h. O dia de participação na Missa será no dia 23/08 às 19h com os ministros eucarísticos, Santuário da Misericórdia e os Terços dos Homens. "Contamos com a participação de todos e vestindo a camisa da catequese", lembrou o padre.

Logo em seguida, foi debatido o Dia do Catequista. Este ano será celebrado no dia 26/08. Um material disponibilizado pela CNBB foi distribuído entre os coordenadores com uma sugestão de celebração. Devido a data ser a mesma da festa da Catedral, o Dia do Catequista será celebrado no dia 30 de setembro, como encerramento do Mês da Bíblia.

Entre os coordenadores foi sugerido e acertado um dia de lazer no Parque Municipal em Maceió. A programação foi elaborada e confirmada entre os presentes. O tema deste ano será o mesmo proposto pela CNBB para o mês da Bíblica, o Evangelho de Marcos. A comissão pediu que as paróquias já agendassem a data.

A próxima reunião para o coordenadores será no dia 25 de agosto.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora realiza retiro com os catequistas


Neste sábado (28) os catequistas da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora no bairro Eustáquio Gomes em Maceió realizaram o seu II Retiro de Espiritualidade. Com o tema "Crer em Jesus Cristo hoje" e o lema  “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20), os presentes estudaram a Carta Apostólica do Papa Bento XVI – PORTA FIDEI.


O retiro começou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e continuou com o estudo do tema. Os catequistas tiveram a oportunidade de praticar a Leitura Orante da Bíblia com o texto de Mt 28, 16-20 e realizar uma reflexão em grupo.

O grupo ainda realizou a oração meditada do terço e uma sessão de cinema com o filme: Abraão – a vida e a obra do grande patriarca.

No domingo (29), o retiro continuou com a Leitura Orante com o texto 1 Cor 12, 12-13 e depois a Palestra: Carta Apostólica do Papa Bento XVI Porta Fidei. Antes do almoço o pároco Marcos Antonio Celebrou a Santa Missa.

O dia terminou com um estudo em grupo e a avaliação do encontro.






segunda-feira, 23 de julho de 2012

Catequese é tema de reunião do Setor Tabuleiro I


O Encontro Bimestral do Setor Tabuleiro I foi realizada na Paróquia Santa Catarina Labouré, Igreja Sagrado Coração de Jesus - Jardim Petrópolis, e estiveram presentes 7 paróquias com seus devidos representantes: sacerdotes e dois leigos por Paróquia.


Catequistas estiveram presentes esse mês e foi estudado o Tema: Catequese até os tempos atuais, tendo como palestrante Pe. Elison Silva - Paróquia Nossa Senhora das Dores\Santa Lúcia e coordenador do Regional Nordeste II para Animação Bíblico Catequética.


Pe. Elison fez uma linha do tempo dinâmica com os Documentos catequéticos. Foi falado do caminho que a catequese faz  até hoje, foi mencionado por ele a história da catequese em nossa arquidiocese que já é conhecida por muitos pelo belo trabalho de Pe. Celso, Irmã Leônia, Eliete e tantos outros que antecederam a Comissão atual. Lembrou ainda que "a catequese não é pastoral, é ministério da Igreja. Toda Paróquia é chamada a ser catequética, uma catequese em estilo catecumenal, pois uma Igreja séria trata a vida de fé de seus filhos com seriedade."

Todos que fizeram uso da palavra, padres e catequistas, apresentaram sua realidade - desafios - projetos desenvolvidos e a serem desenvolvidos. "Superar a realidade de Sacramento como diploma", enfatizou Pe. Bacilon e Pe Elison completou " a Igreja tem pensado em uma catequese mais vivencial, ela não pode ser racional."


Encerrado o momento de estudo a coordenação, em acordo com os presentes, decidiu que durante as reuniões desse ano o estudo será sobre Catequese e sempre a cada passo estudado  representantes de outros movimentos e pastorais, pois assim conheceram a realidade onde todos tem o dever de ser evangelizadores da Boa Nova. 


Pascom Nossa Senhora das Dores

REUNIÃO DOS COORDENADORES PAROQUIAIS NO PRÓXIMO SÁBADO

No próximo sábado (28) acontece mais uma reunião com os coordenadores paroquiais e setoriais de Catequese. O encontro acontece no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção no Farol a partir das 8h.

Entre os assuntos que serão discutidos estão a participação na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e o Dia do Catequista 2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Assessora da CNBB explica o que é a Animação Bíblica da Pastoral


Após a Publicação da Exortação Apostólica Verbum Domini, a Comissão Episcopla para Animação Bíblico-Catequética realizou em 2011 em Brasília o I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral. Após um ano, a assessora da CNBB, Maria Cecília Rover, esteve em Maceió para participar do I Congresso Provincial para Animação Bíblica da Pastoral. Ela é fromada em Teologia, Serviço Social e Mestrado em Ciências da Religião na área Bíblica. 
É a primeira vez que vem a Maceió? Qual o motivo de sua viagem aos estados que compõem o NE 2?
Esta é segunda vez que venho a Maceió. A primeira vez foi uns 15 anos atrás, quando vim passar umas férias aqui juntamente com uma família de amigos.. Desta vez o motivo é outro: assessorar, juntamente com Pe. Elison, um Congresso Provincial de Animação Bíblica da Pastoral que aconteceu em Maceió e participar, igualmente como assessora, do ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DIOCESANOS DO REGIONAL DO NORDESTE 2.
Há quanto tempo faz parte da Comissão Episcopal para ABP?
Participo da Comissão episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética desde abril de 2009.
O que representa a realização do I Congresso Provincial de ABP, para a Comissão Episcopal?
A realização deste I Congresso provincial bem como de tantos outros congressos, simpósios, encontros de estudo e reflexão sobre a Animação Bíblica da pastoral são os desdobramentos do I CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL que realizamos em outubro de 2011, em Goiânia-GO. Para a comissão, representa a certeza de que a semente lançada naquele Congresso, que foi uma resposta aos apelos da Igreja para que nossa “pastoral Bíblica” se transforme em Animação Bíblica de toda Pastoral , está produzindo seus frutos e realizando seus objetivos. Dar à Palavra de Deus o lugar que lhe é devido, ou seja, a centralidade na vida e na missão da Igreja é o objetivo desta percepção da Igreja nos tempos atuais.
Quais eram suas expectativas antes da realização do Congresso? E quais as experiências que levará?
Esperava uma resposta positiva de catequistas e demais representantes de pastorais e movimentos quanto à participação. E isso houve. Foram mais de 200 participantes. Muito importantes foram as conversas nos intervalos das palestras e as trocas de experiências e de vida que foram acontecendo. Um bom termômetro para se avaliar um acontecimento como esse é como os participantes saem do encontro. E o povo estava bem animado e agradecendo bastante a chance de ter participado.
Como vê o trabalho pastoral desempenhado por Pe. Elison Silva na CNBB?
Pe. Elison é uma presença muito significativa, tanto em nossas reuniões do GREBICAT (Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética) quanto nas reuniões dos coordenadores regionais. As experiências vividas aqui no regional nordeste 2 são partilhadas e as trocas são muito enriquecedoras para a Comissão Bíblico-catequética nacional.
E quanto a Paróquia Nossa Senhora das Dores, como lhe acolheu?
A acolhida na Paróquia e no regional foi muito calorosa. A reunião na casa Paroquial foi um gesto bem fraterno de acolhida e de um grupo que se colocou à disposição para que eu me inteirasse mais e mais da vida e da catequese deste regional. Muito obrigada!
Que recordações levará de Maceió e de seu povo?
Que Maceió além das muitas belezas naturais, possui  muito mais belezas humanas; muita gente dedicada ao serviço de evangelização; gente que sabe unir  evangelização com a festa,alegria, celebração.
Já tem previsão de retorno a nossa bela Maceió?
Há uma proposta de Capacitação de jovens para a leitura orante, através do Projeto Lectionautas. Se confirmada, será em novembro!
Fonte: Pascom/ Paróquia Nossa Senhora das Dores

Arquidiocese promove Semana Teológica para debater os 50 anos de Abertura do Concílio Vaticano II


O Seminário Arquidiocesano de Maceió promoverá de 06 a 10/08, sempre no horário das 8h às 11h30, no Auditório do Seminário Arquidiocesano de Maceió, no bairro do Farol, mais uma Semana Teológica para tratar do tema: Celebrando os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II. “Flor de inesperada primavera” (Papa João XXIII).
Inscrição gratuita. Maiores informações: 3336-6386 ou 3326-6867
Participe da programação:
Dia 06 – Tema: O Concílio Vaticano II: uma leitura histórico-teológica.
Palestrante: Côn. José Everaldo Rodrigues Filho – Doutor em Direito Canônico pela Universidade Lateranense – Roma
Dia 07 – Tema: A Dei Verbum e a redescoberta da Palavra de Deus na Vida da Igreja.
Palestrante: Pe. Epitácio Pereira Palmeira Junior – Doutor em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Dia 08 – Tema: Lumen Gentium: Uma hermenêutica eclesiológica do Concílio: ruptura ou continuidade?
Palestrante: Pe. Antônio Lopes Fonseca – Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana – Roma.
Dia 09 – Tema: A Sacrosanctum Concilium: A compreensão e a vivência da liturgia como celebração do Mistério Pascal e como momento histórico da salvação.
Palestrante: Pe. Roberto Benvindo dos Santos – Mestre em Teologia Litúrgica pela Universidade Santo Anselmo – Roma.
Dia 10 – Gaudium et Spes : a renovação conciliar na teologia moral e o diálogo da Igreja com o mundo moderno.
Palestrante: Pe. Márcio Fabiani Nobre e Silva – Mestre em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana – Roma.
Fonte: Pascom/ Arquidiocese

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Acontece em Campina Grande o encontro de Catequese do Regional Nordeste II

Desde a quarta-feira (11) coordenadores das Comissões Diocesanas de Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste II estão participando do encontro anual de formação na cidade de Campina Grande-PB.


O objetivo do encontro é estimular um trabalho orgânico nesta dimensão no Regional, sobretudo para orientar de forma direta através dos coordenadores, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.


Este ano, o encontro tem como tema: A ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, e tendo a assessora nacional para a animação Bíblico-Catequética, Maria Cecília Rover, e o Coordenador do Regional Nordeste 2, Pe Elison Silva, como formadores.


Divulgação: Regional Nordeste II

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Material do I Encontro Provincial de Animação Bíblica da Pastoral

Trabalhos em grupo encerram o I Congresso Provincial de Animação Bíblica da Pastoral



O I Congresso Provincial para Animaçõa Bíblica da Pastoral terminou neste domingo (08) em Maceió com trabalhos em grupos envolvendo leigos, religiosas, seminaristas e padres. A assessora da Comissão para Animação Bíblica-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, conduziu o momento.

Os participantes, divididos entre as três dioceses, escolheram algumas sugestões propostas para a Animação Bíblica da Pastoral colocadas na última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. "Agora chegou a vez de vocês. Trabalhando em grupo, podemos iluminar a nossa caminhada e ver as melhores pistas de ação para o nosso trabalho pastoral", disse.

Quando os trabalhos terminaram os participantes voltaram em procissão trazendo velas e a Bíblia entoando cânticos relacionados às Sagradas Escrituras. "É um momento celebrativo entre os catequistas", destacou Rover. Em seguida, uma plenária foi realizada onde foram expostas as ideias de cada grupo.

Com a presidência do Arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz, a Celebração Eucarística encerrou o Congresso. "Estou muito feliz de vê-los  aqui e confiar no trabalho e esforço de cada um como semeador da Palavra", colocou durante a homilia.

A assessora agradeceu o convite durante o encerramento: "O encontro foi bastante positivo. É uma maravilha a gente se encontrar nos intervalos e escutar as experiências que vocês aqui em Alagoas possuem. Ter comunhão na Igreja é isso", finalizou.



sábado, 7 de julho de 2012

Arquidiocese de Maceió sedia I Encontro Provincial da Animação Bíblica da Pastoral

Nesta sábado (07) o Teatro do Colégio Marista em Maceió esteve lotado com a presença de leigos, padres, seminaristas e religiosas no I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral. O evento sediado na Arquidiocese de Maceió foi organizado pela Província Eclesiástica de Alagoas de Animação Bíblico-Catequética.

Na oração inicial, os participantes foram convidados a celebrar a Palavra de Deus na vida da Igreja. Com símbolos, os catequistas foram chamados a ser luz e flores para o mundo. Em seguida, representantes das esferas diocesanas e regional das Comissões para Animação Bíblico-Catequética (ABC) formaram a mesa de abertura e as boas vindas da Arquidiocese de Maceió ficaram com o coordenador Padre Márcio Roberto. Representando o Arcebispo de Maceió esteve o Vigário Geral, Monsenhor José Augusto.

Com o tema Caminhada da Palavra, do Vaticano II aos nossos dias, a assessora Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para assuntos da Catequese, Maria Cecília Rover, deu início aos trabalhos. "A  Bíblia sempre foi o centro do trabalho pastoral da Igreja. E esse assunto ainda dói na cabeça de algumas pessoas", brincou. Ele percorreu todos os documentos, declarações dos Papas e outros textos, refazendo uma trajetória das muitas reflexões feitas da Palavra de Deus.

Durante a manhã, o congresso foi transmitido ao vivo no Programa Discípulos e Missionários da Rádio Milênio, filiada a Rede Milícia SAT.

Durante a tarde a programação seguiu com a palestra "Uma nova compreensão da Pastoral num mundo em mudança", ministrada pelo Coordenador da ABC do Regional Nordeste II, Padre Elison Silva. "A Sociedade e as coisas do mundo passam, se acabam, são substituídas, mas a Palavra é eterna", lembrou aos presentes.

A assessora da CNBB volto ao plenário falando sobre "Animação Bíblica da Pastoral: O que é e como ocorre". Rover detalhou o momento que a Igreja vive e em seguida realizou uma leitura orante com todo o grupo.

No fim, foi realizada a celebração da Santa Missa e a noite terminou com a apresentação do Coro "Águas que cantam" da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal).