quarta-feira, 27 de junho de 2012

Catequese se reúne na Área Noroeste


Diac. Rodrigo Rios/ Portal da Arquidiocese
A Área Noroeste da capital se reuniu na cidade de Campestre (AL) na última segunda, 25, para avaliar as atividades da catequese e realizar ações em conjunto. As Paróquias das cidades alagoanas de Jacuípe, Novo Lino, Colônia Leopoldina e Flexeiras estiveram presentes com seus respectivos sacerdotes e catequistas na referida reunião.

“O motivo deste encontro é vermos como tudo está acontecendo em relação à catequese, analisando assim o esqueleto da situação, para pensarmos novidades para a área”, explicou no início Pe. Gilmar Custódio, coordenador da Área.

Através do método ver-julgar-agir, a reunião teve seu prosseguimento com as seguintes realidades:
Paróquia de São Benedito - Flexeiras (AL)
Os catequistas vem desempenhando um bom trabalho, possuindo formação quinzenal com as irmãs da congregação de Santa Maria de Namue, residentes na localidade. Em alguns meses, há encontros formativos durante um dia inteiro, geralmente nos finais de semana. São cerca de vinte e cinco catequistas. Dentre as dificuldades elencadas, há a pequena quantidade de catequizandos e o grande desafio da missionariedade nas áreas rurais.
Paróquia de N. Sra. do Carmo – Colônia Leopoldina (AL)
Há formação e planejamento com as irmãs da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, residentes na localidade, além de quinzenalmente os catequistas estudam o Catecismo da Igreja Católica com o Diácono Rodrigo Rios. Possuem boa variedade de material, inclusive a paróquia dispõe mensalmente de ajuda financeira para as necessidades deste serviço. São três turmas de primeira comunhão, uma de pré-comunhão eucarística, uma de perseverança e uma turma de crisma, todas sob a responsabilidade de quinze catequistas. Há grande demanda de catequizandos, e como dificuldade a questão da quantidade de catequistas para a realidade. Como fator positivo está a reunião bi-mensal com os pais. É a única Paróquia da Área que envia catequistas para a formação da Escola Bíblico-teológica de Catequese da Arquidiocese.
Paróquia de São José – Novo Lino (AL)
São seis catequistas com três turmas de primeira comunhão, no total de cem catequizandos. Ainda não foi formada um turma de crisma. Como fator positivo está a participação das crianças nas Adorações ao SS. Sacramento às quintas-feiras. Dentre as dificuldades apresentadas, há a falta de incentivo familiar, pequeno número de catequistas e dificuldades com a formação para os mesmos. Quanto ao material utilizado, Pe. Gilmar preparou uma apostila como subsídio.
Paróquia de São Caetano de Thiene – Jacuípe (AL)
São oito catequistas com atuação inclusive na zona rural, com cerca de oitenta crianças além dos jovens e adultos das duas turmas de crisma. Possuem como forma de engajamento e atividades um Grupo de Teatro, Gincanas Bíblicas, Coral, Missa com as Crianças e Encontros de Oração nas casas. Dentre as dificuldades apresentadas, está o pequeno número de catequistas e a falta de formação para os mesmos, como também de material. Na cidade de Campestre (AL), são seis catequistas com cerca de 60 crianças além das duas turmas de Crisma. Como dificuldades apresentadas estão as reuniões com os pais, falta de formação e assistência na zona rural. Positivamente, há a participação de pais nas missas a partir do incentivo dos filhos.
Propostas para a Área
  • Reunir periodicamente os Coordenadores paroquiais da Catequese e realizar a eleição de um Articulador para a Área. A primeira reunião acontecerá no dia 22 de junho na cidade de Flexeiras.
  • Implantar a Infância, Adolescência e Juventude Missionária como formas de engajamento para os catequizandos.
  • Realizar formação em conjunto para toda a Área.
  • Adquirir novos materiais.
  • Incentivar e articular melhor as reuniões com os pais e padrinhos.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio+20: a questão é o homem


Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo (SP)
A Conferência das Nações Unidas sobre o clima e o futuro da economia e da vida na Terra despertou um enorme interesse. Mesmo se alguns importantes chefes de Estado preferiram não aparecer, as numerosas delegações oficiais revelam que há uma preocupação amplamente compartilhada com a sustentabilidade da economia e o futuro da vida na nossa casa comum.
Além das delegações oficiais, participantes da Cúpula final da Conferência, a sociedade civil também se mobilizou e realizou a chamada Cúpula dos Povos, que agrega numerosas ONGs, associações, sindicatos de trabalhadores, empresários, representações de Igrejas e religiões, de minorias étnicas... É uma rica e variada expressão das organizações sociais, que manifestam de maneira espontânea e direta as próprias convicções, preocupações e interesses de todos os tipos e gostos, para assegurar o desenvolvimento e o bem-estar econômico, sem comprometer a sustentabilidade da vida no nosso Planeta.
Nesse variado conjunto de propostas, não faltam aquelas que aproveitam a ocasião para tentar passar suas pautas ideológicas, como a afirmação de que o aborto é “um direito humano”, que a droga seja deixada livre, ou que a prostituição deve ser reconhecida como uma profissão igual a outra qualquer... É preciso estar atentos para que, em todo esse agito, não seja vendido gato por lebre e não se assinem cheques em branco, tudo como se fosse “boa causa” em favor da sustentabilidade da vida na Terra... Essa causa precisa, mais que tudo, de discernimento e escolhas acertadas.
A Rio+20 está proporcionando uma grande tomada de consciência sobre as mais variadas implicações da questão ecológica, que vão do descarte adequado do lixo ao melhor uso dos alimentos disponíveis; do uso dos combustíveis menos danosos à vida, ao modelo econômico adequado para a distribuição mais equitativa dos recursos disponíveis... É preciso mesmo desenvolver uma nova consciência, que leve a uma cultura “ecologicamente correta”; e isso requer educação atenta em todas as fases da vida das pessoas, do berço até à morte; e em todos os ambientes sociais e níveis de convivência, do privado ao coletivo e público... A questão interessa a todos.
A Igreja põe em destaque alguns princípios irrenunciáveis para uma solução adequada da questão ambiental. No centro de tudo deve estar sempre o homem; é ele que pode estragar e destruir o ambiente da vida, ou cuidar bem e preservar a casa que abriga e sustenta a todos. A questão ambiental, antes de ser um desafio econômico e científico, é uma questão ética e moral. Depende da decisão do homem ter atitudes corretas na sua relação com a natureza. Não podemos exigir, com nossa ganância, mais do que a terra pode oferecer.
Por outro lado, pretender a solução do problema ambiental, excluindo o cuidado do homem, também seria impossível; a solução virá com a promoção de uma correta “ecologia humana”, que supõe a superação da pobreza, a aplicação de mais recursos para a educação e a saúde, a afirmação clara da dignidade humana e dos legítimos direitos universais da pessoa. É questão de uma correta antropologia e de solidariedade social.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Criada a Sociedade Brasileira de Catequetas



Reuniram-se em São Paulo (SP), nos dias 8 a 10 de junho, um grupo de catequetas, acompanhados pelo arcebispo de Uberaba (MG) e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto, e o assessor desta Comissão, padre Décio José Walker, a fim de fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas.

Muitos temas foram tratados e, no dia 9, houve o momento para fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas, “sonho alimentado há muito tempo por muitas pessoas”, destacou o padre Décio.

Foi eleito como presidente desta nova organização o padre Luiz Alves de Lima. O padre Luís Gonzaga Bolinelli foi escolhido como secretário. Estes coordenarão o processo de constituição da Sociedade com seus estatutos próprios.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Coordenadores se reúnem e articulam Catequese na Arquidiocese

No último sábado (09) no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, 19 coordenadores paroquiais de Catequese se reuniram para mais um encontro mensal. Entre os assuntos discutidos, esteve o I Congresso Bíblico-Catequético.

A reunião foi conduzida pelo Pe Márcio Roberto, que começou falando da figura do coordenador. "É gratificante a presença de vocês aqui. Sejam multiplicadores", disse. Cada coordenador pode expor a situação em sua paróquia e trocar experiências uns com os outros.

Joseilton Luz continuou a pauta falando sobre o congresso que será realizado no próximo mês. "Estamos estendendo as inscrições até o dia 30 e além dos catequistas, membros de outros grupos e movimentos podem participar", explicou.

 



CNBB divulga material para o Dia do Catequista 2012


QUERIDAS(OS) CATEQUISTAS!

É certamente já uma tradição consagrada celebrar a diversidade das vocações na Igreja, durante o mês de agosto, e entre elas a vocação de catequista. No último domingo do mês se destaca o “Dia da(o) Catequista”. Neste dia se faz a experiência, tão recomendada pelo Diretório da Catequese, de unirmos sempre mais intimamente liturgia e catequese, para chegarmos a uma catequese litúrgica.

Também existe um hábito saudável da Comissão Bíblico-catequética da CNBB: oferecer uma proposta de celebração para o Dia da(o) Catequista. Sabemos que em toda parte já existem experiências magníficas de preparar estas celebrações com muita criatividade e grande unção. Mas também acreditamos que algumas indicações em nível nacional podem servir de inspiração para enriquecer as propostas locais.

Neste espírito de partilha e sintonia, oferecemos com simplicidade este pequeno subsídio. Esperamos que ajude a reforçar a beleza e grandeza dessa vocação tão fundamental para a vida e a missão da Igreja. E queremos nos alegrar profundamente e cantar louvores ao Senhor nesse dia, por tantas vidas a serviço do processo de educação da fé em nossas comunidades.