quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Papa na Audiência Geral: "Rezar se aprende em casa com os pais"


Bento XVI presidiu na última quarta-feira (28), na Sala Paulo VI no Vaticano, a última Audiência Geral de 2011.
Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos.
Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e 17, à relação entre o homem e a oração, e a uma série de reflexões sobre alguns Salmos.
Esta última catequese, a de número 45, foi dedicada ao período natalino, propício a avivar a fé e a oração. A oração, recordou Bento XVI, formava parte da vida cotidiana da Sagrada Família de Nazaré. Aquela casa, com efeito, é uma escola de oração, onde se aprende a escutar e a descobrir o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José.
"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica e um convite a rezar juntos" – disse o Papa. É no interior do lar que os filhos são iniciados na oração, graças aos ensinamentos de seus pais. Consequentemente, uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração.
"Se não se aprende a oração em casa, depois será difícil. preencher esse vazio", afirmou o Pontífice.
Por Rádio Vaticano

domingo, 25 de dezembro de 2011

Papa Bento XVI lembra o sentido religioso do Natal

O papa Bento XVI lamentou , na audiência geral desta quarta-feira, 21 dedezembro, a perda do "valor religioso" da celebração do Natal, convidando os cristãos a viverem esta festa de forma "autenticamente cristã". "Na sociedade atual, onde infelizmente as festas que se avizinham estão a perder progressivamente o seu valor religioso, é importante que os sinais exteriores destes dias não nos afastem do significado genuíno do mistério que celebramos", disse o Papa.

Diante de milhares de peregrinos reunidos na sala Paulo VI, Bento XVI pediu orações "por aqueles que passam por duras provas". "Que nestes dias santos, a caridade cristã se mostre singularmente ativa para com os mais necessitados. Para os pobres não pode haver adiamentos", assinalou. O Papa destacou que no Natal não se celebra "o simples aniversário do nascimento de Jesus", mas "um profundo mistério que continua a marcar a história humana, hoje".

"A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e cada um dos homens; nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' sem ocaso", declarou, em português. "De fato, na liturgia, aquele acontecimento ultrapassa os confins do tempo e do espaço e torna-se presente hoje, o seu efeito perdura no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos", acrescentou.

O Natal, destacou Bento XVI, "celebra a entrada de Deus na história, fazendo-se homem" e aponta "para lá de si mesmo, para a redenção" da humanidade "na cruz e na glória da ressurreição". "É verdade que a redenção do homem se deu num período concreto da história, ou seja, na vida de Jesus de Nazaré, mas Jesus é o Filho eterno de Deus; o Eterno entrou no tempo e no espaço, para tornar possível o encontro com Ele 'hoje'", observou. Aludindo à "ternura e amor de Deus" que se celebra neste período, o Papa citou uma expressão da liturgia católica, na qual se afirma 'hoje nasceu o nosso Salvador'. "Este termo «hoje» não é uma palavra vazia, mas significa que Deus nos dá a possibilidade de o reconhecer e acolher agora - como fizeram outrora os pastores em Belém -, para que nasça também na nossa vida e a renove, ilumine e transforme com a graça da sua presença", indicou.

Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, Bento XVI desejou, de novo, "um Natal verdadeiramente cristão". "Que os votos de «Boas Festas», que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós e deseja percorrer conosco o caminho da vida. Para todos, um santo Natal e um bom Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino", concluiu.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Webrádios são instrumento na evangelização dos jovens


Navegar na internet, estudar e trabalhar ouvindo música católica de qualidade. Rezar o terço ao vivo com pessoas de outras cidades ou mesmo outros estados. Fazer novos amigos que têm os mesmos gostos. Essas são algumas das coisas que as webrádios católicas tornam possíveis. Cada vez mais comuns no Brasil, elas combinam formação com entretenimento e têm crescido contando com o apoio dos ouvintes e dos artistas.
Webrádio é a emissora que transmite programação sonora pela internet, usando a tecnologia de streaming. As primeiras transmissões de áudio na rede aconteceram nos Estados Unidos em 1994 e logo em seguida surgiu a primeira web rádio. A primeira emissora brasileira a transmitir sua programação na internet foi a mineira Itatiaia.
Aos poucos surgiram as primeiras emissoras funcionando exclusivamente via internet – que, em comparação com as rádios comuns, custam menos e podem alcançar mais pessoas. Não demorou muito, começaram a aparecer rádios especializadas, e assim nasceram as primeiras webrádios católicas.
A mais antiga do Brasil é a Famílias Online, do Ministério para as Famílias da RCC. Ela foi criada em 2004 por Wilson e Marli Rossi Gabriel. Em entrevista publicada pelo portal da RCC, eles contaram que o trabalho começou quando resolveram criar um site para evangelizar por meio da internet que permitisse aos internautas ouvir música enquanto navegavam.
A Rádio Beatitudes, sediada em Araraquara (SP), é uma das mais populares no Brasil, com cerca de 300 mil acessos por mês. Comandada pelo casal Silvinho e Carol Zabisky, fundadores da Comunidade Beatitudes do Coração de Jesus, foi criada em 2006. Entusiasta do rádio, Silvinho já tinha trabalhado em uma emissora católica de sua cidade e de lá levou sua experiência.
Na Beatitudes, como em praticamente todas as rádios que transmitem programação só pela internet, o trabalho é voluntário. São os membros da comunidade que se organizam para manter tudo funcionando a partir do estúdio que Silvinho e Carol mantêm em casa. O começo não foi fácil. Carol admite que nem ela acreditava na proposta.
- A inspiração veio no coração do Silvinho, em meados de 2006, quando ele sentiu que devia iniciar uma webrádio para evangelização. Não se tratou de pesquisa de mercado, mas certamente podemos dizer que foi uma inspiração divina, uma vontade de Deus que foi concretizada com o empenho e luta - até solitária - do Silvinho. Na época, só ele acreditou nesta inspiração que veio de Deus... eu não acreditava e até mesmo o desencorajei algumas vezes (principalmente quando ele deu o passo de comprar um novo computador - sem termos o dinheiro necessário pra isso...). Porém, ele tinha a certeza dessa moção de Deus e foi atrás.
O desejo de usar as novas tecnologias na evangelização é algo que une todas as webrádios católicas. A Rádio PJ Maringá, mantida pela Pastoral da Juventude, fez suas primeiras transmissões em 2009 e está direto no ar desde 2010, com programação voltada a todos os que se identificam com as pastorais da juventude. Geliton Batista explica como surgiu o projeto:
- A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá (PR) tem buscado marcar presença na internet oferecendo conteúdo, recursos e ferramentas a serviço da evangelização da juventude. O projeto da web rádio está dentro deste propósito e vem sendo construído, gradativamente, com o protagonismo dos próprios jovens. Considerando também que é crescente a expansão do acesso e da qualidade da conexão e o fato de que é expressiva a utilização da internet pela geração atual de jovens, acreditamos que uma web rádio oferece condições para contribuir com nossa ação pastoral.
Interação
A interação descontraída entre locutores e internautas é uma marca das webrádios. As redes sociais têm um papel muito importante nisso, pois é por meio delas que essa interação acontece, encurtando as distâncias, e é dentro delas que ocorre a divulgação das emissoras.
Aline Oliveira, de Santo Antônio do Monte (MG), é assídua ouvinte da Beatitudes. Ela conta que descobriu o link no Orkut e logo se conectou e se encantou. A partir daí, começou a interagir com os locutores e logo já estava participando de um encontro de ouvintes em Araraquara.
- Deus deu à Beatitudes a missão de resgatar pessoas, principalmente jovens, que muitas vezes só têm a primeira experiência com Deus através da rádio! Muitas vezes, assim como foi comigo, jovens conectam a rádio meio que por acaso (digamos que um acaso de Deus!).
Divulgação
Os artistas e gravadoras também costumam ser fãs das webrádios. Eles próprios, tanto os que estão no começo da carreira como os que já são consagrados, enviam suas músicas para serem tocadas. Lize Borba, vocalista da banda Beatrix, considera as web rádios um importante instrumento de divulgação das músicas.
- A rádio, tanto convencional como na internet, é e continuará sendo por muito tempo um dos maiores meios de divulgação da música. Quanto mais pessoas ouvirem, mais a missão da banda estará sendo cumprida – avalia.
E e é assim que essa moçada conectada em Cristo, na juventude e na tecnologia vai trabalhando para levar a palavra de Deus a todos os cantos e atendendo ao chamado do Papa Bento XVI, que convidou “os jovens a fazerem bom uso de sua presença no areópago digital”.
Por CNBB e Jovens Conectados

sábado, 10 de dezembro de 2011

Instituto de Catequese encerra atividades de 2011

Na manhã deste sábado (10) a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Maceió realizou o encerramento do ano leitvo do Instituto Formação Arquidioceseno Bíblico-Catequética (IFABIC). A última aula de 2011 foi realizada no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção no Farol.

As atividades começaram com Pe. Elison Silva que ministrou as duas últimas aulas da disciplina Bíblia II. Após o intervalo, os alunos juntos com a Coordenação avaliaram as atividades desse semestre. Todos tiveram a oportunidade de fazer sua avaliação e sugestão. Durante esse momento Pe. Elison Silva explicou a importância do momento. "Vocês são a primeira turma do instituto. Então é fundamental a participação de todos para que possamos melhorar nas próximas turmas".

"Está em nosso planejamento expandir o instituto para as cidades do interior e precisamos da ajuda de vocês como futuros articuladores nesses municípios", completou o coordernador arquidiocesano, Pe. Márcio Roberto.

As aulas do IFABIC retornam no dia 25 de fevereiro de 2012 e continuarão no Seminário Provincial nos mesmos horários. Em breve no blog estarão os dias e horários das inscrições para a nova turma.


Novos Membros na Comissão

Na oportunidade, Pe Márcio Roberto, apresentou os novos membros da Comissão de Animação Bíblico-Catequética. Três novos membros foram acrescentados a equipe: Luiz Carlos, Aldo Artêmio e a Irmã Maria José.  O coordenador desejou boas vindas aos novos membros e pediu que Deus abençoasse a Catequese nessa nova fase.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Figuras marcantes do Advento

Quatro figuras nos acompanham no tempo do Advento da nossa preparação do Natal de Jesus. São elas: Isaías, João, Maria, José. Muito nos dizem em palavras e atitudes. Isaías é relido na liturgia da Igreja como sendo o profeta, entre outros, que anunciou a vinda do Messias, descendente de Davi, que faria reinar a paz e a justiça sobre a Terra e nela propagaria o conhecimento de Deus (Is 2,1-5; 7,10-17; 9,1-6; 11.1-9; 28,16-17 ). O livro do Segundo Isaías (caps. 40-55) e o do Terceiro Isaías (caps. 56-66) compendiados no único livro do profeta Isaías, também eles são relidos em chave messiânica. De ambos reproduzimos os seguintes textos citados no Novo Testamento e aplicados a Jesus na liturgia do Advento: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus” (Is, 40, 3) e “O espírito do Senhor Deus está sobre mim; enviou-me para levar a boa-nova aos pobres” (Is 61, 1).

João é o profeta precursor do Messias. É citado pelos evangelistas como aquele que, por sua pregação e estilo de vida, ajudou o povo a preparar o caminho do Senhor, para sua chegada. Coube-lhe o privilégio de batizar a Jesus no início de sua vida pública. Por isso, é chamado de Batista. Eis como se identifica: “Eu sou a voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor, conforme o profeta Isaías” (Jo 1, 23); “Eu batizo com água, mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis e que vem depois de mim” (Jo 1, 26-27).

Maria ocupa lugar todo especial no Advento por razões óbvias: não pode haver Natal sem a mãe. Ela gerou e deu à luz a Jesus. Por isso, os liturgistas preferem chamar o Advento de o “Mês de Maria”. A mãe a esperar seu Filho é o próprio sentido deste tempo, pois também a Igreja, à semelhança de Maria, aguarda Aquele que já traz consigo e está em seu meio.

Há uma aproximação entre o mistério da maternidade divina de Maria e a profecia de Isaías no diálogo do anjo Gabriel: “Eis que conceberás no teu seio, darás à luz um filho e o chamarás com o nome de Jesus” (Lc 1, 31; cf. Is 7,14; cf. também Mt 1, 23). Nela se cumpre a profecia. Cabe também à Igreja unida ao Espírito favorecer a vinda de Cristo ao mundo.

São José é igualmente figura que caracteriza o Advento. O evangelista Mateus destaca-o, ao inseri-lo no Evangelho da infância em algumas circunstâncias: “José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher” (Mt 1, 24); “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica até que eu te avise porque Herodes vai procurar o menino para o matar” (Mt 2, 13). Importante para a vivência do Advento, como experiência própria de José, são as razões que o anjo em sonho lhe expõe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1, 20-21).

Digna de nota é a atitude de José, assim narrada: “ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher” (Mt 1, 24). Aguardou o nascimento de Jesus com sua santíssima esposa. Acolheu o Menino como seu filho desde a gestação. Trata-se da obediência da fé que fez dele um homem justo e abençoado.

Está no cerne da espiritualidade do Advento a aceitação do Filho de Deus como único filho de Maria. Daí, a presença ativa e receptiva de São José enquanto casto esposo da Virgem, pai adotivo e protetor do Menino Jesus e de sua mãe.

As figuras mencionadas nos apontam os mistérios da encarnação, do Natal e da infância de Jesus, de modo diverso, mas complementar. Ilustram a meditação pessoal na leitura orante da Bíblia. Atualizam a mensagem durante a celebração comum da liturgia da Palavra.

Dom Edson de Castro Homem
Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro