sábado, 29 de outubro de 2011

Oficina Catequese Digital no 4° Muticom

Nesta sábado (29) aconteceu o segundo dia do 4 ° Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste II em Maceió. O dia foi reservado para 14 oficinas, que iam da produção de jornais digitais, cerimonial e organização de eventos e xilografia.

A catequese foi representada pelo membro da coordenação arquidiocesana, Marcos Filipe. O oficina "Catequese Digital" apresentou novos métodos de evangelização usando as mídias digitais.

Os participantes aprenderam como estruturar um blog, produziram um vídeo e exercícios de locução para a publicação de um podcast. No final, ainda houve tempo para explicar a ligação entre Catequese e as Redes Sociais.
Turma da Oficina Catequese Digital


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Começa o 4° Muticom


Começou na noite desta sexta-feira (28) o 4º Mutirão Regional de Comunicação. O evento reúne agentes da Pastoral da Comunicação de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O tema deste ano “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”, será debatido em 14 oficinas e oito seminários, onde trabalham a importância da comunicação na Igreja, nas mais variadas formas de ação.

A abertura aconteceu no Ginásio do Colégio Santa Madalena Sofia, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas do coordenador da Pascom em Maceió, Pe. Eduardo Tadeu. Em seguida foi realizada a conferência sobre o tema central do encontro com a irmã Joana Puntel, religiosa da Congregação das irmãs Paulinas, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutora pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra).
A Catequese está representada com a Oficina Catequese Digital que será ministrada pelo membro da coordenação Arquidiocesana, Marcos Filipe.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Regional Nordeste 2 debate a implantação de projetos na área de Liturgia

Representantes do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), juntamente com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, estão reunido hoje, 21, no Recife (PE),  debatendo a realidade do Regional para implantação futura dos projetos na área de Liturgia, que tem como base às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Além do assessor da CNBB, estão presentes representantes das (arqui)dioceses de Olinda e Recife (PE), Palmares (PE), Afogados da Ingazeira (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN), além do bispo de Afogados da Ingazeira, dom Egídio Bisol.
Após o momento de apresentação dos projetos nacionais, feito pelo assessor da Comissão para a Liturgia, padre Hernaldo, o bispo de Afogados da Ingazeira, dom Egídio procurou, a partir dos presentes, compor a equipe do Regional para o próximo quadriênio.
“Foi muito importante estar com o bispo referencial e os representantes das dioceses dos Regionais. O conhecimento da realidade local possibilita uma melhor inserção nossa, para uma assessoria mais direcionada às necessidades do próprio Regional”, destacou padre Hernaldo, que completou dizendo: “A partilha dos projetos nacionais da Comissão foi uma oportunidade de, não só dar a conhecer o que se pretende fazer, mas também, acolher sugestões dos presentes. Além disso, esses projetos iluminaram a escolha das prioridades do Regional no campo litúrgico”, destacou.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Material do 1° Congresso de Animação Bíblica

A Igreja num mundo em mudança
Pe  Joel Portella Amado

CLICK NA FIGURA ABAIXO


Catequese - Nem tudo o que sabemos está nos livros - Padre Zezinho scj

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dom Jacinto Bergmann avalia Congresso de Animação Bíblica

Fonte: CNBB

O arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann, presidiu a última missa do Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, na manhã desta terça-feira, 11, no teatro Madre Esperança Garrido, no Colégio Santo Agostinho, em Goiânia.


Dom Jacinto comentou o trecho da carta de São Paulo aos Romanos, chamando o apóstolo de “grande animador bíblico da pastoral do tempo e da terra dos gentios”. Parafraseando o apóstolo, o arcebispo exortou os congressistas a não terem vergonha do evangelho de Cristo.

“Nós, os animadores bíblicos da pastoral do nosso tempo, em mudança de época, a partir desse congresso, não nos envergonhamos da palavra de Deus, pois ela é força salvadora de Deus para todo aquele que crê”.

O arcebispo se disse animado com o resultado do Congresso cujo objetivo principal ele resume com os verbos "entender, construir e assumir" a animação bíblica da pastoral. “Conseguimos adentrar bem na compreensão do que seja a animação bíblica da pastoral”, disse.

Em relação à construção, dom Jacinto disse que ficou “maravilhado” com a abertura dos congressistas para esse passo de fazer da pastoral bíblica uma animação bíblica da pastoral.

O arcebispo destacou, ainda, a disposição dos participantes em assumir o compromisso “de achar caminhos para passar da pastoral bíblica para a animação bíblica da pastoral”. Ele considera o processo para atingir essa meta como um desafio ainda a ser vencido. “Esse processo não se faz de forma rápida e imediata, porque se trata de colocar a palavra de Deus como alma da pastoral”, observou. “Meu receio é que se use uma nova linguagem, mas fazendo as coisas do mesmo jeito”, acrescentou.

Para dom Jacinto, no entanto, já existem grandes avanços no Brasil. “A pastoral bíblica em muitos aspectos já está criando a animação bíblica da pastoral”, frisou.

Dom Jacinto informou, ainda, que a Comissão Bíblico-catequética da CNBB pretende fazer chegar o conteúdo do Congresso às macrorregiões e aos regionais da CNBB, além das dioceses. Outra iniciativa da Comissão será a publicação das conferências, sugestões e mensagem final do encontro.

O BLOG PUBLICARÁ AO LONGO DOS DIAS O MATERIAL DE ESTUDO DO CONRESSO

sábado, 8 de outubro de 2011

Congresso de animação bíblica discute "mudança de época"


"A Igreja num mundo em mudança". Este foi o tema que abriu o ciclo de debates do I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que começou hoje, no teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho, em Goiânia.
O tema foi apresentado pelo teólogo, padre Joel Portella, professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Segundo padre Joel, o fenômeno da mudança de época, que caracteriza os tempos atuais, não específico da Igreja Católica, nem de uma região do planeta.
CongressoBiblia-pe.Joel1“A realidade sobre a qual estamos falando diz respeito ao mundo todo, ainda que sob diversos graus de afetação. É por isso que um dos termos mais usados para descrevê-lo é exatamente globalização”, disse o teólogo.
Para padre Joel, a mobilidade e a provisoriedade são características dos novos tempos. “O caráter desconcertante da atual mudança de época decorre da radicalidade com que os critérios se transformaram e estão se transformando.
Uma destas transformações consiste na passagem do que podemos chamar de perene ou eterno para o momentâneo ou passageiro. As diversas situações que vivemos tendem a não serem mais vistas como duradouras, eternas. Ao contrário, como bem conhecemos da poesia, elas são “eternas enquanto duram”, observou.

O teólogo aponta algumas atitudes que reagem a esta mudança de época. “A primeira e mais comum é a que se agarra ao passado, confundindo, no caso da Fé, o que, de fato, é um dado de Fé com aquilo que é marca cultural e histórica. Em geral, são chamados de fundamentalistas”, explica. “O outro extremo, sem um nome específico que o identifique, se caracteriza pela ruptura, em alguns casos praticamente total, entre os dados centrais da Fé e as marcas histórico-culturais”, acrescenta.

De acordo com padre Joel, os fundamentalistas, que não permitem que se faça a passagem para o novo momento histórico, “os outros fazem uma passagem tão extrema que acabam por perder até mesmo a identidade”.

ECongressoBiblia-pe.Joel2le defende que estas mudanças não são “de todo negativas”, mas também “momentos muito propícios para o crescimento pessoal e comunitário”. “Isto acontece porque, ao retirar o chão das garantias histórico-culturais, as mudanças de época nos empurram para aquilo que é essencial em nossas vidas. Pedem uma revisão em nossa identidade”, diz.

Padre Joel destacou, ainda, que o cristianismo é marcado pela mobilidade. “Quando nos voltamos, de modo orante, para a Escritura Sagrada, encontramos um fio condutor de mobilidade”, esclarece, lembrando o Novo Testamento onde se diz que o “Filho do Homem não tendo onde reclinar a cabeça (Mt 8,20), andando de cidade em cidade (Lc 4,43) enviando os discípulos na mesma situação, sem muitos apoios ou condições de estagnação (Lc 10,4)”.

O teólogo alerta, no entanto, que a mobilidade não significa a perda de identidade. “Quando falamos em mobilidade, não estamos nos referindo ao que não se enraíza. O paradoxo do Reino de Deus é que a mobilidade, quando vivida no compromisso com este Reino, no discipulado-missionário de Jesus Cristo, cria raízes, não aqui ou acolá, mas exatamente onde o Reino acontece:  no interior de cada pessoa e no conjunto de valores que compõem uma cultura”, explicou.

Fonte: CNBB

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Semana da Vida e dia do Nascituro

A Semana Nacional da Vida, celebrada de 1 a 7 de outubro oferece um tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano: “vida, ecologia humana e meio ambiente”. A Comissão Episcopal para a Vida e a Família e a equipe da Pastoral Familiar da CNBB prepararam um subsídio distribuído nas comunidades em todo o Brasil fornecendo um memorial das semanas anteriores, além de sugerir encontros de reflexão sobre o tema e uma celebração que pode ser usada na preparação para o dia do nascituro, o domingo 8 de outubro.

Entre as afirmações que servem de orientação para a Semana, está uma expressão retirada da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Beato João Paulo II, na qual se verifica que Família e Vida são os dois grandes pilares da Igreja “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre”.

Padre Rafael Fornasier, assessor nacional da Comissão, considera que o tema da Semana, de algum modo, prepara os cristãos para o iminente debate que deverá surgir no país com a retomada da discussão e votação que serão realizadas no Supremo Tribunal Federal sobre o aborto de crianças anencéfalas. “Há uma expectativa a respeito da análise do STF que vai fazer e que pode ser uma abertura para a legalização do aborto no Brasil”, adverte Padre Rafael. Segundo ele, poderá voltar o costumeiro embate entre a o conflito de direitos. “Não se nega o direito da mulher, mas que não seja em detrimento do direito da vida nascente”, lembra.  O assessor da CNBB frisa que por mais que seja uma vida curta – como ocorre com as crianças anenecéfalas – é sempre uma vida humana e a Igreja sempre defendeu sua inviolabilidade desde a concepção até o seu termo natural.

A Semana Nacional da Vida também responde aos apelos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil aprovadas pela Assembléia anual da CNBB em maio deste ano quando destaca em sua quinta urgência, a promoção da vida. “Não falamos mais apenas em defesa, mas em promoção da vida”, esclarece Padre Rafael.