domingo, 28 de agosto de 2011

Parabéns Catequistas!

ESTIMADO (A) CATEQUISTA,

A Igreja recorda hoje o seu dia, com o coração cheio de alegria, agradeço ao Senhor por todos vocês que realizam um serviço de amor a Jesus e a sua Igreja através da catequese.
Ser catequista é um dom de Deus, confiado a nós pela Igreja, somos testemunhas qualificadas do anúncio de Jesus, caminho, verdade e vida, pelo seu exemplo catequista muitos irmãos estão trilhando a vida cristã, motivo de alegria, e certeza do dever cumprido.
A tarefa da catequese é confiada a toda comunidade, porém nunca poderemos dispensar a figura do catequista, é ele integrado na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações, é aquele que sabe animar, totalmente dedicado ao serviço da Palavra, tornando-se porta-voz da experiência cristã de toda a comunidade.
O catequista deve ser antes de tudo um amigo de Jesus, capaz de despertar em seus catequizandos um amor generoso a este Amigo, gerando comunhão de pensamento, de vontade, atitude de amor ao Senhor.
Obrigado Senhor, pelos que foram meus catequistas, pelos catequistas de minha paróquia, os de nossa Arquidiocese de Maceió,  pelos inúmeros servidores da Palavra na catequese em nosso Regional Nordeste 2, obrigado catequista por ensinar os filhos/as da Igreja a viver intimidade com Jesus, estes imitando seu exemplo buscar a vida Nele, profundamente enraizados Nele.
Que a Virgem Maria “Catecismo Vivo”, Serva da Palavra, seja modelo de vosso labor e auxílio na missão bela e desafiadora de ser catequista. Que o Senhor  recompense seus esforços e torne fecundo vosso trabalho.
Obrigado e parabéns a todos os catequistas!

                                                                              Pe. Elison Silva dos Santos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MENSAGEM PARA O DIA DO/A CATEQUISTA

Querido e querida Catequista!

É a primeira vez que estou me comunicando com você catequista desde que assumi a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico‐Catequética. E faço‐o até comovido, sabendo o que significa cada catequista na nossa Igreja no Brasil. O que seria da nossa Igreja espalhada por todos os recantos do imenso território brasileiro sem os/as catequistas? Somos indispensáveis na educação da fé apostando no sentido pleno da vida.

Aliás, falando da fé, as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – DGAE 2011‐2015, afirmam no número 37: “A fé é dom de Deus! ‘Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva’ (Bento XVI, Deus Caritas est, n. 1). Por sua vez, este encontro é mediado pela ação da Igreja, ação que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A descoberta do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, dom salvífico para toda a humanidade, não acontece sem a mediação dos outros (cf. Rm 10,14)”.

Ainda tendo presente as DGAE, temos duas Urgências na Ação Evangelizadora, que dizem respeito diretamente ao nosso agir bíblico‐catequético: temos o grande desafio de tornar sempre mais a nossa Igreja “casa da iniciação à vida cristã” e um “lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”. Portanto, trabalho existe e a graça de Deus não falha!

PARABÉNS queridos/as catequistas pelo Dia do/a Catequista dentro do Mês Vocacional que estamos vivendo. A Igreja no Brasil reconhece com muito carinho essa vocação tão fundamental e apóia o “sim” dado diuturnamente a essa vocação por cada um e cada uma.
Um abraço fraterno, com a bênção do nosso Deus Trindade e a proteção de Maria, a educadora da fé por excelência,
           
                                                                                                                     Dom Jacinto Bergmann,
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para a Animação Bíblico‐catequética

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Material para o Dia do Catequista 2011

Clique nos links abaixo da figura e baixe o Texto de Reflexão e uma sugestão de Celebração para o Dia do Catequista 2011.