quinta-feira, 21 de julho de 2011

Catequistas de Maceió participam de formação sobre o Catecumenato

Nesta terça-feira,19, aconteceu na paróquia Nossa Senhora das Dores, na Santa Lúcia, um encontro de formação para catequistas promovido pela Livraria Paulinas.

O assessor foi o padre Leomar Brustolin, professor da PUC do Rio Grande do Sul. o tema principal do encontro foi a Catequese com estilo Catecumenal. Através de exemplos, o padre mostrou os passos e metódos para esse novo olhar na Catequese. "Sabemos que nossas comunidades possuem muitas dificuldades, contudo é preciso humildade e reconhecer que precisamos sentar e aprender sobre o tema", explicou o padre sobre a importância da formação.

Em uma segunda parte, padre Leomar juntou grupo e fez uma experÎencia prática de como os catequistas podem melhorar seus encontros.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

“Jesus se identifica com o semeador”, destaca Bento XVI na oração do Angelus deste domingo

Na oração do Angelus deste domingo, 10, no pátio interno da residência pontifícia de Castel Gandolfo, o papa Bento XVI refletiu a parábola do Semeador. "Jesus se identifica com o semeador, que espalha a boa semente da Palavra de Deus e percebe seus vários efeitos, segundo o tipo de acolhimento ao anúncio", disse o pontífice.


"Existe aquele que escuta superficialmente a Palavra, mas não a acolhe; aquele que a acolhe, mas não tem constância e perde tudo; aquele que é tomado pelas preocupações e seduções do mundo; e aquele que escuta de forma receptiva como a terra boa: aqui a Palavra dá fruto em abundância" – frisou Bento XVI.

O mesmo Evangelho deste domingo insiste também no método da pregação de Jesus, ou seja, o uso das parábolas. Porque lhes falas em parábola?,  perguntam os discípulos e Jesus responde fazendo a distinção entre eles e a multidão: "aos discípulos, ou seja, aqueles que já optaram por Ele, Jesus pode falar do Reino de Deus abertamente, aos outros, deve anunciá-lo em parábolas, para incentivar a decisão, a conversão do coração.

As parábolas, por sua natureza pedem um esforço de interpretação, interpelam a mente e a liberdade. No fundo, a verdadeira Parábola de Deus é Jesus, a sua Pessoa que através da humanidade, esconde e ao mesmo tempo revela a divindade. Deste modo Deus não nos obriga a crer Nele, mas nos atrai a Si com a verdade e a bondade de seu Filho encarnado: de fato, o amor respeita sempre a liberdade".
Bento XVI recordou que hoje, 11, a Igreja celebra São Bento, Abade e Padroeiro da Europa. "À luz do Evangelho deste domingo, olhamos para ele como mestre da escuta da Palavra de Deus, escuta profunda e perseverante", disse ainda o pontífice.

"Devemos aprender com o grande Patriarca do monaquismo ocidental a dar a Deus o lugar que Lhe cabe, o primeiro lugar, oferecendo a Ele, com a oração da manhã e da noite, as atividades cotidianas", concluiu o papa.

Rádio Vaticano

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Regional NE II tem nova coordenação de Catequese

Durante o encontro das Coordenações de Catequese do Regional Nordeste II, realizado em Pesqueiras (PE) ocorreu a eleição da nova coordenação.

No final dos trabalhos, D. Mariano agradeceu os trabalhos realizados por Pe. Adilson e a sua equipe. Em seguida apresentou Pe. Elison Silva como novo coordenador do Regional.

A nova equipe de trabalho também foi apresentada

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Equipe Arquidiocesana participa de encontro Regional

Neste final de semana aconteceu na cidade de Pesqueiras (PE) o encontro das equipes diocesanas de Catequese do Regional Nordeste II. Três representantes da Arquidiocese de Maceió estiveram presentes.

Com o tema “RICA – espaço privilegiado para a Catequese” o evento teve como assessor Pe Luiz Eduardo P. Baronto, padre salesiano, membro da Rede Celebra e da Equipe Nacional de Liturgia e Música da CNBB. Durante as suas formações padre Baronto abordou assuntos como as novas práticas para a Iniciação de Adultos e as cenários pastorais para a prática do RICA.

Pe. Baronto falou da importância do RICA na Igreja.
Para Pe Baronto existe uma necessidade de resgatar o RICA, pois na atualidade os cristãos, muitas vezes, não são iniciados na fé. “Para isso é preciso saber que cenários pastorais estão se propondo para catecúmenos, eventos ou itinerários de crescimento na fé, pois faz-se necessário passar dos cursos para os percursos”, disse.

Durante suas palestras ele também destacou que o itinerário do catecumenato deve envolver o crescimento humano, o encontro com Cristo, a inserção na comunidade Eclesial e o empenho pelo Reino.