sexta-feira, 24 de junho de 2011

Inclusão das Pessoas com Deficiência na Catequese


Por Joseilton Luz

Estive participando do 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência, com o tema A IGREJA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, em São Paulo-SP. E vi uma realidade distante da nossa. Realidade essa que me questiona. Como está nossa acolhida às pessoas com deficiência? Como estão incluídas, nas atividades da diocese? Será que há eliminação de barreiras arquitetônicas (rampas com acesso ao presbitério e outros) e as barreiras da comunicação? Os deficientes estão participando da liturgia da missa? Como está a nossa Catequese? O que estamos fazendo para melhor acolhê-los?

A CF 2006 foi muito importante para a conscientização das pessoas. Foi um início para tantos e para outros um aprofundamento da atenção devida à situação e a quem vive esse drama. A presença destes nossos irmãos na catequese e nas celebrações, de modo particular, propiciou a visualização de uma Igreja samaritana, convertida.

O trabalho com pessoas com deficiência é cheio de desafios e exigências. Precisamos de uma formação sólida da parte de todos os agentes. Todos têm direito de receber o Evangelho e do acesso aos sacramentos.

Tomamos conhecimento de adaptações de banheiros e rampas de acesso, em algumas paróquias. Assim como a necessidade do sacerdote fazer o curso de Libras, para facilitar a comunicação (principalmente, nas confissões). Existem grupos de apoio, de estudo e de divulgação de Libras, extremamente, bem preparados, para lidar com os surdos e suas famílias. Infelizmente, ainda há pouco em nossas paróquias. 

Temos, porém, ainda muito a fazer. A caminhada é longa. Antes de derrubar as barreiras arquitetônicas, é imprescindível derrubar as barreiras do coração. A deficiência está no olhar e é tão somente uma questão de amor.

A certeza de que podemos alterar está realidade é partir do respeito, solidariedade, esperança e da fé em Jesus Cristo que nos mobiliza para a ação acolhedora e recíproca, incluindo todos de diferentes maneiras e formas. Basta acreditar e querer.

Promover a inclusão é promover o desenvolvimento da autonomia, a possibilidade e a capacidade de fazer escolhas apropriadas, num processo ativo.

Inclusão de pessoas com deficiência à igreja é sim, uma possibilidade. Como o é a construção de uma sociedade mais digna e fiel ao reino de Deus para todos, com ou sem deficiência.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Instituto de Catequese encerra atividades do primeiro semestre


Neste sábado, 18, a Instituto de Formação Bíblico-Catequético encerrou as atividades do primeiro semestre. Na programação, professores, alunos e a coordenação de Catequese fizeram as suas avaliações e sugestões para o retorno.

Antes dos trabalhos, Pe Elison Silva exibiu um vídeo tirado da internet sobre avaliação e de como devemos ter iniciativa na nossa vida. "Devemos ser os primeiros na transformação da nossa realidade. Quando damos o primeiro passo, outros nos acompanham", disse.

Em seguida os alunos fizeram as suas colocações. Entre elas lamentaram a desistência de alguns colegas, mas acharam positiva a iniciativa e irão espalhar a ideia.

Pe Márcio Roberto falou em nome da coordenação Arquidiocesana. "Todos pontos foram anotados e servirão para o planejamento do próximo semestre", explicou.

No fim os alunos participaram de uma confraternização junina. As aulas retornam no dia 06 de agosto.

Veja as fotos clicando na figura abaixo:


terça-feira, 14 de junho de 2011

Catequese do Setor Tabuleiro II participa de Pentecostes

Na tarde deste domingo, 12, o ginásio do Sesi foi tomado pela Catequese na celebração do Dia de Pentecostes. O setor Tabuleiro II participou de uma grande apresentação que envolveu o tema do dia: a Liturgia.

Composta de 5 partes a apresentação contou com a particpação de 5 paróquias. A primeira parte contou com a simbologia da água e a cor verde. Os jovens das paróquia do Jacintinho trouxeram vasos de barro e aspergiram as pessoas que estavam lá.
O grande momento foi a entrada da bíblia no final

A paróquia do Benedito Bentes I trouxe o pão e a cor branca, distribuindo o "maná" para todo o ginásio.

São Judas Tadeu, no Feitosa encenou a Última Ceia e o vinho, através da cor roxa.

A Serraria trouxe o fogo e o vermelho, incendiando todo o encontro.

No fim, um grande círculo envolveu a todos e uma grande bíblia entrou com 10 garotas, representando todo o universo, ao som da versão do Pe Fábio de Melo de "Cântico das Criaturas".

Veja mais fotos aqui.

Paróquia de São Maximiliano Kolbe realiza Vigília de Pentecostes

Resgantando as tradições da Igreja Primitiva, a paróquia de São Maximiliano Kolbe realizou na noite deste sábado, 11, a Vigília de Pentecostes com os crismandos. A celebração serviu como preparação para o recebimento do Sacramento que ocorrerá no próximo mês.


A celebração é dividida em 3 partes. A primeira conta com o acendimento do Círio e a proclamação das leituras, neste momento são entoados cânticos e refrões meditativos. A segundo consta de uma procissão até o lado externo da igreja onde, com a velas acesas é cantando um Hino de Louvor. Por fim, há a benção dos alimentos e a partilha.

A vígilia quiz trazer a dimensão celebrativa da Catequese

Como estamos nos festejos juninos, os jovens e adultos levaram comidas típicas para a confraternização.

Reunião de Coordenadores define programação para o Dia do Catequista 2011

Neste sábado, 11, véspera da solenidade de Pentecostes, ocorreu a segunda reunião com os coordenadores paroquiais de catequese. O encontro ocorreu no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção no Farol e entre seus objetivos estavam a definição do Dia do Catequista.

Uma reflexão sobre Pentecostes foi conduzida por Pe Márcio Roberto, que destacou a importância do Espírito Santo na Igreja e como força na missão catequética. Em seguida, os presentes participaram de uma dinâmica sobre os dons do Espírito Santo, representados por 7 velas.

Na ocosião coordenadores debateram a situação nas paróquias
A pauta mais importante da manhã foi a elaboração do Dia do Catequista para este ano. O tema escolhido foi "Catequese junto à pessoa com deficiência" e o lema "É preciso criar espaços". Inspirado no congresso realizado este ano pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, a Arquidiocese irá trabalhar este tema, mostrando que é possível uma catequese de inclusão.

Este ano o Dia do Catequista ficou definido para o terceiro domingo de agosto (21) de 8h às 12h com local a confirmar.

No fim os coordenadores se confraternizaram em uma pequena festa junina.

Encontro em São Paulo projeta a criação da Sociedade dos Catequetas do Brasil

Aconteceu entre os dias 10 e 12, na Casa Provincial La Salle, em São Paulo (SP), o encontro de catequetas e professores de Teologia Pastoral. Trata-se de um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, com a finalidade de articular os pesquisadores e professores para uma caminhada conjunta, em consonância com o movimento catequético brasileiro, além de proporcionar um espaço de partilha e de incentivo à pesquisa catequética.

Pe Elison Silva foi um dos convidados para reunião

Leia a matéria completa aqui.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Animação Bíblica da Pastoral


Quem lê atentamente o Documento de Aparecida surpreende-se com algumas constatações corajosas a que a Igreja se propõe. Será necessário um tempo longo, paciente, assinalado por muita perseverança, para integrar à nossa vivência eclesial aquelas percepções tão verazes e, ao mesmo tempo, muito impregnadas das características genuínas dos cristãos dos primeiros dias da Igreja. Ao escrever este parágrafo, penso na ênfase a temáticas tão relevantes e de grande recorrência como “encontro pessoal com Cristo”, “conversão pastoral”, “conhecimento da Palavra”, anseio dos discípulos de Jesus em “alimentar-se com o Pão da Palavra”... As citações poderiam se enumerar e alongar. Estas menções pretendem apenas lembrar que se está tocando em questões e possibilidades sem as quais a Igreja poderia desfigurar gravemente sua própria identidade de discípula e missionária.

BAIXE O TEXTO COMPLETO AQUI.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A valorização dos dons na Catequese

Não podemos negar que vivemos em uma era de “muitas eras”: da Comunicação, da Tecnologia, do Desenvolvimento. Entre essas características, chamamos a atenção para uma sociedade que também é Plural. Esta traz consigo a diversidade de qualidades (dons) que cada indivíduo possui e a sua valorização perante a coletividade.

Nas nossas turmas de catequese conseguimos enxergar os dons escondidos que existem? Para isso o catequista deve ser observador. No planejamento dos conteúdos devemos colocar, quando necessário, atividades lúdicas que envolvam artes e atividades, despertando nos catequizandos talentos que muitas vezes eles desconhecem.

A dramatização de um trecho bíblico pode originar no futuro um grupo de teatro para a catequese. Colocar músicas, cânticos litúrgicos e salmos ajudam na  formação de um possível coral. Incentivar a reflexão coletiva de assuntos e da bíblia ou orações espotâneas no grupo, pode gerar a vocação de futuros
catequistas, sacerdotes e religiosos (as).

O catequista deve seguir passos lentos e que desperte aos poucos esses valores. Não podemos causar pressão sobre a turma. Lembremos o que aconteceu com Mateus: “Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: 'Siga-me!' Ele se levantou e seguiu Jesus.” (Mt 9,9). Jesus chama o apóstolo de forma simples e sem exigências. E ele o segue. Igualmente devemos fazer com as nossas turmas. Exigir perfeição e resultados rápidos frustra e decepciona.

Trabalhar os dons nas nossas turmas é despertar vocações e mais serviços para as comunidades. Fazendo com que nossos catequizandos se sintam úteis na construção do Reino e façam parte da grande família que é a Igreja.

                                
                                                                                                                                 Marcos Filipe Sousa

quinta-feira, 2 de junho de 2011

No domingo, a Igreja celebra o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo (5), será celebrado o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema ‘Verdade, na anúncio e autenticidade de vida na era digital’.

Todas as dioceses do Brasil receberam da Conferência Episcopal um livreto com a Mensagem de Bento XVI para a data; uma reflexão do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da Conferência dos Bispos, Dom Orani João Tempesta; e uma reflexão da jornalista e doutora em comunicação social, a paulina Irmã Joana Puntel, sobre o tema; além de algumas sugestões para a celebração e a animação do DMC.

Continue lendo aqui.