terça-feira, 26 de abril de 2011

Setor de Ensino Religioso da CNBB inaugura Biblioteca Virtual

De 2008 até os dias atuais, o Setor de Ensino Religioso da CNBB tem se preocupado em revisar e recuperar todo o acervo correspondente as ações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por mais de três décadas, sobre o Ensino Religioso no Brasil.

Após esses três anos de pesquisa, encabeçada pela assessora do Setor Ensino Religioso, professora Anísia de Paulo Figueiredo, em conjunto com o bispo referencial do Setor, dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), que a CNBB inaugura a Biblioteca Virtual. Nela (Biblioteca Virtual) está todo o itinerário percorrido durante 30 anos do Ensino Religioso no Brasil, com foco na recuperação, revisão, elaboração e divulgação de documentos inéditos. Outros destaques da Biblioteca ficam por conta dos oito projetos e respectivos programas do Setor, contidos em dois Planos de Pastoral do Secretariado Geral: o 19º - 2008; o 20º, em 2009 – 2011.

Além da assessora do Setor e do bispo referencial, outras pessoas trabalharam na construção do acervo: o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta; a Comissão de Trabalho de Bispos sobre o Ensino Religioso da CNBB; o Grupo de Assessoria e Pesquisa sobre o Ensino Religioso; Consultores “AD DOC” para assuntos específicos do momento e o Grupos de Apoio Técnico.



Clique aqui: http://www.cnbb.org.br/ensinoreligioso/


A Cartilha da Caminhada (Mês da Bíblia)

Este ano o mês da Bíblia traz como reflexão Exôdo 15 a 18. Abaixo segue a cartilha de estudo. Boa Leituta!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SUBSÍDIOS PARA O MÊS DA BÍBLIA

Em 2011, o texto proposto para ser aprofundado no estudo bíblico é o livro do Êxodo nos seus capítulos de 15 a 18.
Estamos oferecendo alguns textos motivadores, a publicação do subsídio com os círculos bíblicos, logo mais estará à venda pelas Edições CNBB.


Baixe o texto completo aqui.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Divulgado documento final do 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência


Os participantes do 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência, realizado entre os dias 25 e 27 de março, em São Paulo (SP), “A Igreja e a Pessoa com Deficiência”, divulgaram o documento final do evento, “Catequese é Vida”.No texto, os participantes destacam que a Igreja se propõe à inclusão das pessoas com deficiência para que os “jovens e adultos com deficiência façam parte das ações evangelizadoras com protagonismo, autonomia e independência”.

O documento também propõe que a Igreja, em nível nacional e regional, no âmbito da CNBB, “seja constituída uma Pastoral das Pessoas com Deficiência, com pessoal, meios e recursos necessários com vistas a desenvolver trabalhos de inclusão desse segmento na sociedade e na Igreja”.

Leia abaixo o texto:

DOCUMENTO CATEQUESE É VIDA

1. Considerando:

- O resultado do Censo 2000 realizado pelo IBGE que teve como resultado de que há no país cerca de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, correspondendo a 14,5% da população; - A realização pela CNBB, em 2006, da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Pessoas com Deficiência”, onde houve a possibilidade de uma tomada de consciência maior sobre a condição social dessas pessoas; - A aprovação pela Organização das Nações Unidas – ONU da Convenção Internacional dos - Direitos das Pessoas com Deficiência, e sua ratificação pelo Estado brasileiro em 2008, tornando-se a referência maior em nível legal para promoção dos direitos e da inclusão social dessas pessoas; - Que a Igreja tem, cada vez mais, se organizado para promover a o direito à religiosidade e à espiritualidade e à Catequese dessas pessoas, entendendo que “o Corpo Místico de Cristo e a Sociedade não estão completos sem a participação das Pessoas com Deficiência”; - Que ainda há muito a construir para promover a inclusão dessas pessoas no seio da Igreja;

2. Propõe-se que:

- Todas as crianças católicas com deficiência sejam incluídas nas ações de catequese; - Esta inclusão seja realizada, prioritária e preferencialmente juntamente com as crianças sem deficiência; - Os jovens e adultos com deficiência façam parte das ações evangelizadoras com protagonismo, autonomia e independência; - Seja assegurada acessibilidade Física e da Comunicação em todos os espaços da Igreja; - Que os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência sejam incorporados também como princípios da Igreja. - Que em nível nacional e regional, no âmbito da CNBB, seja constituída uma Pastoral das Pessoas com Deficiência, com pessoal, meios e recursos necessários com vistas a desenvolver trabalhos de inclusão desse segmento na sociedade e na Igreja; - Esta Pastoral possa contar com os Movimentos e Pastorais hoje existentes, como a Pastoral dos - Surdos, o Movimento Fé e Luz, a Arca, a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência e outros;

3. Reivindica-se que:

- Os órgãos Públicos implementem políticas de Atenção às Pessoas com Deficiência conforme preconizadas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS e pelas demais políticas públicas de atenção aos direitos de cidadania dessa população; - Que o Congresso Nacional suspenda a tramitação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, até que seja promovido um amplo debate do mesmo com o segmento e que sejam respeitados os preceitos constantes da Convenção Internacional da ONU.

domingo, 17 de abril de 2011

Encontro Nacional da Pastoral Carcerária com a Comissão Bíblico-catequética da CNBB

Nos dias 14 e 15, a coordenação nacional da Pastoral Carcerária se reuniu com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da CNBB, presidida por dom Eugenio Rixen, no centro de formação Sagrada Família, em São Paulo (SP).

A partir da demanda de subsídios de evangelização nos cárceres, no encontro estão sendo apresentado alguns materiais e iniciativas existentes em várias dioceses e levantou-se a necessidade de preparar um material de formação unificado para agentes da Pastoral Carcerária e um manual para encontros com os encarcerados.

Estima-se que no Brasil existem cerca de seis mil agentes de Pastoral Carcerária atuando no sistema prisional que conta com 500 mil presos aproximadamente. O encontro conta com a participação de bispo, padres, religiosos e leigos de diversas partes do Brasil. Fonte: CNBB

Catequese do B. Bentes I participa de Caminhada da Fraternidade

Na manhã deste sábado, 16, a Catequese da Paróquia São Maximiliano Kolbe participou de uma caminhada pelas ruas do Benedito Bentes alertando a população sobre as condições climáticas do planeta e os problemas enfrentados pelo cojunto. O momento foi promovido pela paróquia junto com as escolas locais. Cada turma de Catequese representou um elemento da natureza e levou pelas ruas sinais de que a criação está gemendo de dores. A passeata foi o ponto culminante dos trabalhos realizados durante a Quaresma sobre a Campanha da Fraternidade 2011. Segue abaixo algumas fotos:

terça-feira, 5 de abril de 2011

PRECE DE UM CATEQUISTA

Quero partilhar com os catequistas esta oração
que brotou do meu coração que pulsa
100% CATEQUESE.



PRECE DE UM CATEQUISTA

Quero ecoar vossa Palavra Senhor
Com a coragem daqueles que amam
Com a sabedoria necessária para fazer crescer
Com a fé sincera que fecunda a vida;

Sou tua testemunha Senhor
Em um mundo que parece te esquecer
Preciso fazer de minha vida um serviço
Que cative e entusiasme os outros a segui-lo.

Sou teu Profeta Senhor
Em uma realidade que não quer te escutar
Tenho que gritar, proclamar tua vontade
Que é Caminho, Verdade, Vida, Amor e Fé.

Sou teu amigo Senhor
Que procura na singeleza do que sou
Trazer outros amigos para junto de Ti
E juntos possamos viver na plenitude
E madurecer na fé e para a vida.

Amém!

Pe. Elison Silva
Da Arquidiocese de Maceió Articulador de Catequese da Província Eclesiástica de Maceió