segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dom Eugênio Rixen fala sobre o 5º Seminário Nacional de Catequese Junto à Pessoa com Deficiência

CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB procura dar uma formação catequética para todas as pessoas, sem distinção, inclusive às pessoas com deficiência. Foi pensando nisso que a Comissão está promovendo o 5º Seminário Nacional de Catequese Junto à Pessoa com Deficiência.

O evento acontecerá em São Paulo, de 25 a 27 de março, no Centro de Pastoral Santa Fé, com o tema: A Igreja e a Pessoa com Deficiência.

O presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen falou um pouco dessa formação catequética e convida a todos a participar desse importante seminário.

Veja o vídeo aqui.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Instituto Catequético começa atividades

Neste sábado, 05, no auditório do Seminário Provincial começaram as aulas do Instituto de Formação Arquidiocesano Bíblico - Catequético. Ao todo compareceram 95 alunos e a aula inaugural contou com a presença de Cliane Silva, membro da Coordenação de Catequese da Diocese de Palmeira dos Índios.

Veja as fotos logo abaixo


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

V Seminário nacional de Catequese junto à pessoa com deficiência

CNBB


“Igreja e a Pessoa com Deficiência”.

Caríssimos irmãos no Episcopado

É grande, em nosso país, a quantidade de pessoas com deficiências. Elas têm o mesmo direito à catequese, à vida comunitária e sacramental. Particularmente a partir do século XX em seus documentos catequéticos, a Igreja vê a necessidade de lhes dar a devida atenção e fazer esforços para superar todo tipo de discriminação.

Esta catequese supõe uma preparação específica dos catequistas, pois cada necessidade diferente exige uma pedagogia adequada. O Diretório Nacional de Catequese nos alerta para o reconhecimento da quantidade de pessoas com deficiências em nosso país. E afirma que a Pessoa com Deficiência têm o mesmo direito à catequese, à vida comunitária, ao trabalho, à educação e participação ativa na sociedade. Em nossas Comunidades muitas pessoas se sentem chamadas para o trabalho junto às pessoas com deficiência; há inclusive catequistas e agentes de pastoral com algum tipo de deficiência.

A Campanha da Fraternidade-2006 com o Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiência e lema: “Levanta-te, Vem para o Meio!”, despertou e trouxe vários desdobramentos para a situação e inclusão das pessoas com deficiência na Igreja e sociedade. As ações sócio-educativas-evangelizadoras suscitadas pela CF e pelos seminários anteriores precisam continuar, por isso a realização do V Seminário de Catequese junto à Pessoa com Deficiência, com o tema: “Igreja e a Pessoa com Deficiência” e lema: “Levanta-te e Anda”(At 3,6), a ser realizado nos dias 25 a 27 de março de 2011 no Centro de Pastoral Sta Fé, na cidade de São Paulo.

Para isso CONVOCAMOS À IGREJA DO BRASIL através dos seus regionais e dioceses à participar e promover atividades em vista desse Seminário que traz a marca de uma catequese diferenciada e promotora da dignidade humana.

Com as bênçãos da ternura e bondade da Trindade Santa nos colocamos à caminho do V Seminário de Catequese Junto à Pessoa com Deficiência, contando sempre com a presença materna e cuidadosa de nossa Mãe Maria, que nos quer discípulos missionários.

Fraternalmente,

Dom Eugênio Rixen
Presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética