domingo, 26 de setembro de 2010

Coordenadores de Catequese avaliam atividades


Neste sábado (25) os coordenadores paroquiais de Catequese se reuniram para avaliar o Dia do Catequista e as formações para coordenadores. O encontro ocorreu no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção no Farol e contou com a presença de 25 pessoas.

O oração inicial foi feita pelo coordenador da Equipe Arquidiocesana Pe Márcio Roberto que enfatizou a importância da reunião. "É neste momento que trocamos experiências de nossas comunidades, buscando cada vez mais uma catequese unificada", falou.

Uma das pautas foi o Dia do Catequista comemorado em Agosto. As paróquias do interior e da capital fizeram a avaliação e sugeriram outras atividades para o próximo ano. "Pena que o feriadão atrapalhou um pouco, já que muitos catequistas viajaram", explicou Nadja Barreto, coordenadora da paróquia São Judas Tadeu no Feitosa.

A formação de lideranças com coordenadores também foi tema da reunião. Avaliada de modo positivo, os presentes colocaram sugestões de temas e lamentaram a falta de outros coordenadores que não comparecem. A secretária da equipe, Marta Maria Correia, adiantou algumas datas da futura Escola de Catequese, ideia recebida com muito entusiasmo entre todos.

A manhã terminou com o convinte da equipe da Infância e Juventude Missionária para as comemorações do Dia Mundial da Missões, 24 de Outubro.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Reunião com coordenadores

ATENÇÃO!

No próximo sábado (25) reunião com os Coordenadores de Catequese.
Local: Auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção (Farol)
Horário: 8h

NÃO PERCAM! A PRESENÇA DE TODOS É IMPORTANTE!

Palestra sobre Livro de Jonas

Olá caros amigos catequistas,

Segue abaico o link para baixar da palestra dada aos coordenadores paroquiais de Catequese no dia 18/09/2010 pelo seminarista Rodrigo Rios sobre o Livro de Jonas.


Baixe aqui!

Formação para catequistas é tema de reunião na sede da CNBB


Nos dias 14 e 15 de setembro aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a reunião do Grupo de Trabalho sobre Formação de Catequistas, formado pelos representantes da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, pelo Grupo de Representantes das Escolas de Catequese (Grescat) e pelo Grupo de Reflexão Catequética da CNBB (Grecat).

O objetivo do encontro foi pensar uma formação ampla para catequistas que atuem nas bases, conforme explicou a irmã catequista Franciscana e membro do Grecat, Marlene dos Santos. “Quem trabalha com os catequistas na base também precisa ser formado. Com esse projeto, nós teremos o âmbito diocesano aprofundando o conteúdo dos catequistas na paróquia. Também precisamos de formadores para os catequistas de maneira mais profunda nas dioceses. A partir disso, nós teremos nos Regionais os formadores de catequistas para as dioceses”.

Irmã Marlene explicou que a formação será uma espécie de espiral de aperfeiçoamento permanente de catequistas nos âmbitos paroquial, diocesano e regional. “Vamos fazendo um espiral para aprofundar a formação do catequista que parte lá da comunidade, da paróquia, passando lá pela diocese e o Regional, mas, ao mesmo tempo, ele vai se formando para aperfeiçoar os catequistas de maneira permanente e, tudo isso, tendo a preocupação que não seja uma formação apena doutrinal e teológica, mas que parta do princípio de interação fé e vida e ajude o catequista a desenvolver na sua missão aquilo que ele vivencia na sua formação também”.

Para o membro do Grecat, irmão José Israel Nery, a formação está sendo inspirada no processo catecumenal para ser desenvolvido com os catequizando. “Não estamos pensando apenas no teórico, mas no prático, no vivencial, no aspecto orante e celebrativo”, disse.

Durante o encontro foi elaborado um histórico de estudo realizado pelo Grescat para a produção das Diretrizes para a Formação de Catequistas com ênfase nas escolas no âmbito das paróquias, dioceses e regionais.


FONTE: CNBB

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arquidiocese celebra Dia do Catequista
















Neste domingo (29) a Arquidiocese de Maceió juntou seus catequistas em Maceió e simultâneamente nas demais áreas do interior para celebrar o Dia do Catequistas 2010, encerrando as comemoração do mês vocacional. O tema deste ano fez referência ao Ano da Palavra: O Evangelho de Lucas na Catequese.

Na capital o local escolhido foi o ginásio do Colégio Marista localizado no bairro do Farol. Uma estrutura foi montada para acolher todos os catequistas da área. "Hoje é momento de alegria, pois é momento de confraternização entre todos nós", explicou Marta Maria Correia, membro da Coordenação Arquidiocesana de Catequese (CAC).

As atividades começaram com a participação dos catequistas na oração inicial. Houve a entrada dos documentos que são referências para a Catequese, como o novo Diretório Arquidiocesano de Catequese (DAC); faixas com momentos marcantes em 2009 2010, lembrando o Ano Sacerdotal e a Terceira Semana Brasileira de Catequese; um catequista introduziu a bíblia no ginásio, recordando o Ano da Palavra.

A presença de Maria foi marcada com a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Arquidiocese. O momento contou com a mensagem de boas vindas de Pe Márcio Roberto, coordenador do CAC: "Temos que tomar consciência da nossa missão e estamos reunidos para renovar as nossas promessas nessa vocação tão bonita", disse.



Durante a manhã ocorreu sorteio de brindes e brincadeiras com os catequistas. Também alguns trechos do Evangelho de Lucas foram apresentados: a anunciação do anjo à Maria, a pecadora arrependida, a parabóla do bom samaritano e os discípulos de Emaús. "É como tornar viva as palavras de São Lucas" falou animada a catequista Simone de Jesus.

A celebração da missa encerrou as atividades do dia. Na homila Pe Elison Silva, também membro da CAC ressaltou a vocação do catequistas. "Todos os dias temos que renovar o amor pela Catequese em nossos corações, sendo ponte entre as pessoas e Jesus", disse.