quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TÁ CHEGANDO !


LOCAL: GINÁSIO COLÉGIO MARISTA - FAROL
HORÁRIO: 8H ÀS 12H
NÃO PERCAM!

Catequese participa da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Nesta quarta-feira (25) foi a vez da Catequese participar na Catedral da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2010. Juntamente com o movimento da Mãe Rainha, os catequista puderam fazer sua homenagem a padroeira de Maceió.


A celebração foi presidida pelo coordenador Arquidiocesano, Pe Márcio Roberto, e contou com a co-celebração de padre Rogério, da paróquia Imaculada Conceição (Jacintinho) e monsenhor Celso ( Catedral).


A liturgia ficou divida por conta da Mãe Rainha e o ministério de Catequese da Paróquia São Maximiliano Kolbe (Benedito Bentes) animou a celebração com cânticos. Durante a homilia, Pe Márcio falou da importância de Maria como exemplo de Catequista. "Vemos em Maria o exemplo de vivência catequética, ela que educou o Filho de Deus", disse.


Segue abaixo algumas fotos:




A Igreja faz catequese e a catequese conscientiza sobre a Igreja, Esposa e Corpo de Cristo

Por: Pe Márcio Roberto
Coordenador da Coordenação Arquidiocesana de Catequese

Como a Evangelização foi redescoberta como a missão essencial e vocação da Igreja, sua identidade mais profunda, “a catequese também participa dessa mesma dignidade e importância enquanto momento essencialmente implicado no dinamismo da evangelização”. Uma comunidade cristã não caminha seguramente sem uma mínima catequese de base, pois a catequese dar vida e sentido do porquê estamos na Igreja Católica, mesmo quando reconhecemos,às vezes, algumas contradições entre alguns de seus membros.

Leia o artigo todo clicando aqui.

Bispos debatem a dinamização da catequese no Brasil

Terminou nesta quarta-feira (25) na sede das Pontifícias Obras Missionárias (Pom), em Brasília, a Reunião dos bispos responsáveis pela Catequese nos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram 11 bispos de 11 regionais. O encontro, que teve início na segunda-feira, 23, tratou da dinamização da catequese no Brasil. O tema de reflexão foi ‘Iniciação à Vida Cristã’, ou seja, “como tornar a iniciação à vida cristã uma proposta para as nossas comunidades e paróquias”, disse a assessora para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria.

dom_eugenio_rixenO presidente da Comissão Bíblico-Catequética e bispo da Cidade de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, disse que o encontro tem como papel mais importante apontar novos caminhos para uma verdadeira iniciação à vida cristã. “Estamos vivendo uma mudança de época e isso exige uma catequese nova, mais bíblica, onde as pessoas possam se apaixonar por Jesus Cristo e também serem mais comprometidas com a mudança de vida”.

De modo concreto, a Comissão estuda implantar uma coordenação pastoral para a animação catequética nas várias instâncias da Igreja Católica no Brasil. “Percebemos a importância das paróquias, dioceses e regionais terem uma coordenação pastoral para a catequese, porque é interessante que o trabalho esteja nas mãos de uma equipe que pensa e planeja a catequese nas várias instâncias”, completou o presidente da Comissão.

dom_romualdo_kujawskiO bispo da diocese de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias Kujawski, destacou que o encontro é essencial para o desenvolvimento de uma nova catequese no Brasil. “Queremos efetuar na prática a catequese da iniciação cristã e chegamos à conclusão de que é importante levar os nossos fiéis para o encontro pessoal com o Cristo Jesus. Essa é a chave do nosso encontro”.

Irmã Zélia disse ainda que durante o encontro, foi exposta uma experiência de catequese com crismandos. “É uma catequese de inspiração catecumenal com os crismandos da diocese de Chapecó (SC), trazida pelo bispo diocesano, dom Manuel João Francisco”. A assessora explica que é importante estudar essa nova forma de catequese por ser, na prática, um modelo novo para Igreja no Brasil.

Ano Catequético
Os bispos também avaliaram a 3ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu entre os dias 6 e 11 de outubro de 2009, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), além de elaborarem propostas para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011 a 2014.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A pastoral catequética como “força motora” da comunidade cristã


Por: Pe Márcio Robert
Coordenador da Equipe Arquidiocesana de Catequese


A experiência religiosa cristã e o testemunho de vida evangélica na sociedade são condicionados muito pela catequese recebida. Por isso, a vida da comunidade cristã depende da catequese. “A catequese quer con
struir a comunidade e rendê-la viva”. Na Nas origens do cristianismo, temos conhecimento que a catequese não nasceu das ciências teológicas nem da teologia pastoral, mas primeiramente do agir natural da Igreja e dos cristãos, isto é, a pregação do Evangelho em vista da conversão ao único e verdadeiro Deus e da fé em Jesus Cristo. “Essa faz essencialmente parte da preocupação de transmitir o Evangelho, formando uma nova geração de seguidores ou discípulos de Jesus cristo”.Para concretiza essa prospectiva, será necessário retornar a uma prática catequética impostada e pensada para um contextomarcado pelo pluralismo religioso e ideológico, e além de fatores sociológico que dificultam o próprio agir da Igreja, rendendo a opção cristã católica como algo muito empenhativo e pessoal.

Leia a continuação do texto clicando aqui.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Diocese de São José dos Campos lança Revista Catequética


A Comissão Bíblico-Catequética da diocese de São José dos Campos (SP) lança neste domingo, 22, a Revista Alicerce. Com conteúdo para toda família, a revista traz temas como juventude, formação, liturgia, catequese, atualidades e entrevistas, em 20 páginas.

“Queremos que a Revista Alicerce proporcione aos leitores o crescimento na fé e os ajude a construir o caminho que nos leva a Deus”, afirma o coordenador do projeto, padre Thiago Domiciano Dias. A revista será distribuída na diocese, com tiragem de 5 mil exemplares e periodicidade bimestral.

O pré-lançamento da primeira edição aconteceu em uma grande livraria de São José dos Campos, na noite do dia 18. Padre Thiago recepcionou os convidados e apresentou a Revista Alicerce, embalada numa grande caixa para presente, de onde saíram os primeiros exemplares. “É um presente muito esperado e desejamos que seja acolhido como uma importante fonte de informação e formação”, enfatizou padre Thiago. Ele também repetiu a frase impressa na capa como uma convocação “As palavras foram pensadas, escritas, hoje impressas e amanhã serão anunciadas!” -, e agradeceu a equipe responsável pelo empenho.

Neste domingo, a Revista chega ao grande público no evento “Juntos pela Vida”, organizado em conjunto pela Comissão Bíblico-Catequética e Comissão Diocesana em Defesa da Vida, em comemoração ao Dia do Catequista. O evento será na paróquia Espírito Santo (Jardim Satélite, São José dos Campos), a partir das 15h30, com palestra sobre Bioética com a Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira e grande show com os Cantores de Deus.


FONTE: CNBB

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Catequese na festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Nesta ultima terça-feira(17) a Arquidiocese de Maceió começou as comemorações da sua padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. A programação conta com a participação de todos os grupos da Igreja e a Catequese não poderia está de fora.

As celebrações Eucarísticas estão ocorrendo em três horários: às 06h, às 15h e às 19h. A Catequese irá se unir com o Movimento da Mãe Rainha na missa da próxima quarta-feira(25) na missa da tarde, 15h. Todos os catequistas são convidados a participar deste momento de celebração da Arquidiocese.

A procissão será no dia 27 a partir das 16h, encerrando com a missa.

Catequese da esperança

Por: DOM PAULO MENDES PEIXOTO
BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Novos tempos, nova cultura e realidades que cobram da catequese posturas que também sejam novas. É caminho que exige de toda a Igreja e suas pastorais despir-se de uma prática tradicional, antiga, que ajudou muito no passado, mas agora não produz frutos suficientes e à altura para o momento.

O Espírito de Deus tem soprado um novo vigor para a Igreja. Muitos documentos oficiais estão despertando novos projetos catequéticos, sugerindo “queimar pestana” para fazer brotar caminhos com novas dimensões. Uma catequese mais pertinente aos fatos da vida cristã da atualidade e abertos para a nova cultura.

Muitos catequetas estão propondo pedagogias catequéticas mais adaptadas para o momento. Estão mostrando que, numa cultura individualista, é fundamental uma catequese mais celebrativa do que propriamente preocupada com conceitos teóricos e doutrinários, que não atingem os objetivos da vida moderna.

Numa cultura que privilegia a aparência, a estética e o visual, os sinais e símbolos litúrgicos falam muito. A vivência cristã tem suas motivações naquilo que fala dos mistérios de Deus. O Senhor age nos fatos sensíveis e que estão relacionados com a nossa vida cotidiana.

Em todos os Regionais da Igreja no Brasil estão acontecendo atos formativos. São Escolas Catequéticas, Assembleias de Catequese, Cursos Formativos nas dioceses, Cursos de Pós-Graduação em Catequese etc. É um novo sopro do Espírito Santo despertando novo caminho para uma catequese das novas exigências.

Estamos numa superação de catequese de criança, adolescente e jovem para dar também atenção à catequese com adultos. O objetivo principal é a Iniciação à Vida Cristã. Muitos dos nossos irmãos não foram iniciados na fé. Às vezes não são batizados ou, batizados, mas sem prática concreta de vida de fé.

A catequese de crianças vem produzindo poucos frutos por não encontrar nos adultos o testemunho exigido. O que é vivenciado na catequese não encontra ressonância em casa e na vida da comunidade. Isto significa que a comunidade não tem sido catequizadora.
Carecemos de um novo tipo de catequista, de comunidade e de família. É importante destacar que estamos dando passos significativos na Pastoral Catequética. Estão sendo formados catequistas como discípulos missionários, como Igreja aberta para os dias de hoje.

O processo iniciático deve ser feito pela comunidade cristã. Isto significa que a catequese não pode ser superficial e sem compromisso. As exigências para o ser cristão hoje são grandes, de pés no chão, criando fraternidade e vivência comunitária.

A fé deve ser adulta, comprometida e aberta para as novidades do Reino, de testemunho, de participação e vida comunitária. É ter coragem de viver os mistérios do amor de Deus com consciência, com esperança e segurança num mundo melhor.

domingo, 15 de agosto de 2010

Província Eclesiástica de Alagoas realiza reunião

A cidade de Anadia foi o local escolhido para a segunda reunião dos coordenadores diocesanos que compõem a Província Eclesiástica de Alagoas, realizada no dia 14 deste mês. Estiveram reunidos representantes da Arquidiocese de Maceió e das dioceses de Palmeira dos Índios e de Penedo, onde as mesmas expuseram seus trabalhos.

Durante o encontrou ficou decidido que a Arquidiocese de Maceió sediará no primeiro semestre de 2011, um grande encontro com todos os catequistas da província.

Na ocasião também foi escolhida a nova coordenação provincial: Pe. Elison Silva (Arquidiocese de Maceió) como coordenador e Cliane Silva (Diocese de Palmeira dos Índios) como secretária. A nova coordenação agradeceu a anterior pelos bons serviços prestados e pela dedicação e articulação dos trabalhos da Catequese.










Da esquerda para direita Pe. Elison, Cliane, João e Pe Niraldo




quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Começa formação para Coordenadores


No dia 07 deste mês deu inicio as formações para coordenadores paroquiais a nível de Arquidiocese. O encontro ocorreu no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção e contou com a presença de 25 coordenadores.

O primeiro tema escolhido foi o documento 97 da CNBB sobre a Iniciação Cristã, que traz novos parâmetros sobre a Catequese em um estilo catecumenal. O formador foi Pe Elison Silva que mostrou um vídeo sobre a 3° Semana Brasileira de Catequese, ocorrida no ano passado e depois apresentou um resumo do documento.

A manhã contou com um momento especial, Pe Elison mostrou o Ritual de Iniciação Cristã (RICA) e os catequistas tiveram a oportunidade de vivenciar uma parte das celebrações que compõem o Rica. "Temos que adaptar as celebrações para a realidade de cada paróquia. Essa formação é uma experiência para discutimos e traçar rumos para a nossa Arquidiocese", falou o padre.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Arquidiocese prepara Dia do Catequista


O Dia do Catequista está chegando e a Arquidiocese de Maceió está em clima de preparação. A data será comemorada no dia 29 de Agosto no ginásio do Colégio Marista, no Farol.
O tema deste ano será o "Evangelho de São Lucas na Catequese", onde os setores de Maceió farão apresentações dos trechos contidos no Evangelho.
As áreas do interior irão comemorar na mesma data em suas respectivas cidades.
Dia do Catequista
Data: 29 de agosto de 2010
Local: Ginásio do Colégio Marista - Farol
Horário: 8h

TUDO É GRATUIDADE DO PAI

“Numa casa grande não há somente vasos de ouro e de prata,
mas, também, de madeira e de argila; aqueles para uso nobre,
estes para uso comum.” 2 Tim 2,20

A gratuidade de Deus favorece seus filhos sem distinção de qualquer espécie. Não nascemos destinados a qualquer missão. As oportunidades acontecem e o aproveitamento nunca é igual para todos. Parcelas do aproveitamento vão depender da sensibilidade do esforço e conteúdo de cada um. Cabe-nos formar o hábito de procurar conhecer nossa interioridade, escutar a voz do coração que vai nos fazer contentes pelas escolhas que decidirmos. A improvisação e a indecisão são más conselheiras. O medo de assumir responsabilidade é pior ainda. Então vamos recorrer aos dons do Espírito Santo e com fé, partir para o que mais nos agrada antevendo momentos de felicidade. Aí sim, com coragem, entusiasmo e grande esperança de ter feito escolhas certas, nos sentirmos compensados. Contribuem para o acerto: o ambiente, os amigos, a parceria e a agradável sensação de estar sendo útil e solidário. Aí nos reportamos ao pensamento de Timóteo: “ para Deus todos somos seus filhos e temos sua utilidade”. O Senhor não se deixa levar por exigências, nem aparências, nem preferências. Aos que O busca Ele se deixa encontrar; aos que ousam chegar mais pertinho do seu coração, Ele se revela.

Com certeza, estes são os vazios de si. Não importa que sejam pobres e humildes, desprovidos de poder, sabedoria e vaidade, mas criaturas disponíveis, e apaixonadas.
Há poucos dias, foi com esta convicção que me vi diante de um considerável Grupo de Jovens participantes do Seminário Catequético, promovido pela Coordenação Arquidiocesana da Catequese de Maceió.
Outrora vivenciei esta fase da busca de escolhas. Foram tempos de Graça! Não conhecia o desânimo, não me abatia com os desencontros, não fugia dos encargos. Professora, Catequista, Evangélica, Discípula ou Missionária, nunca me apegava a títulos ou formalismos, mas em testemunhar amor infinito, responsável e incondicional a Jesus Cristo, na certeza de ter sido enviada para sintonizar minha vida com seu coração.

Quando se toma consciência desta sedução? Poderia estar sendo indagada por aqueles jovens.
Queridos irmãos, o tempo a Deus pertence. A medida é do Pai. Mas a cada um que fizer suas escolhas deve se conservar servo fiel, e será um vaso nobre, seja de ouro ou prata, madeira ou argila, todos santificados, aptos para toda a boa obra do Reino.
À Deus é assim que devemos servir, sempre confiantes e entusiasmados. E, sejam quais forem os obstáculos ou progressos, nunca se descurar das suas orações, meditações e auto-avaliação. O que importa é prosseguir, perseverar e se deixar seduzir, porque diante da gratuidade do Senhor, todos somos úteis na sua seara.

Magali Lopes Brandão
Oficina de Oração e Vida

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SOS ALAGOAS - Arquidiocese de Maceió


Grande Show com Padre Fábio de Melo para ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas.

Local: Parque da Pecuária

Hora: 15:00h


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A arte de contar histórias na Catequese

Malanne de Barros Barbosa
catequista e graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Contar histórias, ao contrário do que muitos pensam, não é unicamente um dom, mas também é uma habilidade que se adquire com técnica e prática:
* Leia - mesmo se a história estiver escrita em outro lugar, leia-a na Bíblia, pois ela é o melhor referencial;
* Encontre o alvo – o que você quer ensinar através desta história?
* Nunca decore ou leia a história para as crianças;
* Para facilitar na ora de contar a história o catequista pode fazer um esboço da história antecipadamente;
* O esboço deve conter frases curtas e objetivas;
* Se eventualmente o professor se perdeu, poderá consultar o esboço.

PARTES DE UMA HISTÓRIA
1) INTRODUÇÃO: aqui você irá prender o interesse das crianças. Pode ser com uma pergunta; um objeto, uma figura, ou uma palavra apresentada de uma maneira diferente.
2) DESENVOLVIMENTO: é o corpo da história, de como os fatos se desenrolam,
3) CLIMÁX: é o ponto mais interessante da história. É possível que depois deste ponto a atenção das crianças diminua. Neste momento você pára e faz com que as crianças entrem no clima da história.
4) CONCLUSÃO: é onde se fala da solução do problema da história, deve ser breve e pode aproveitar esta parte para fazer o apelo à oração.
* Fale a linguagem das crianças;
* Use a imaginação. (Não é porque não está na bíblia que não aconteceu)
* Se esquecer de mencionar algo, não volte atrás;
* Na sua história deve ter:
* Diálogos, efeitos sonoros, ações e gestos com as mãos;
* Pausa e entonação na voz;
* Expressão facial;
* O tempo da história não deve passar de 15 á 20 minutos, salvo exceção;
* Você pode contar a história de um ponto de vista de um personagem;
* Se ainda não tem prática, se retire para um lugar á parte e treine a sua história antes de contá-la;